COVID | Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, mais 31 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que está oferecendo testes rápidos para Covid-19 à população em geral, nas Unidades da Saúde do Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Cecap, Vila Xavier, Santa Angelina e Jardim América. Essa testagem será realizada até amanhã, sexta-feira, dia 23 de outubro. Estão sendo oferecidos 45 testes rápidos por dia, para pessoas assintomáticas, com coleta de sangue capilar, somente das 14 às 16 horas.

Os que estiverem com sintomas gripais devem procurar atendimento na UPA da Vila Xavier, que é o polo de referência do município para diagnóstico e tratamento do novo Coronavírus.

Vale lembrar que continua sendo realizada a testagem em massa na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, das 7 às 8h30, com distribuição de senha. Estes testes sorológicos são resultado da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab. Para além dessas ações, outra etapa da testagem em massa está sendo programada para a próxima semana.

E o Comitê reforça também que continua a Campanha de Vacinação contra a Polio, nas 34 unidades de saúde do município e no Sesa. A pouco mais de uma semana para o término da campanha nacional, a adesão está baixa.

Até dia 30 deste mês, a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para crianças de 1 a 4 anos que tiverem com as carteirinhas de vacinação em ordem. Fora desta faixa etária, todas as crianças e adolescentes menores de 15 anos terão suas carteirinhas avaliadas e atualizadas e serão vacinadas com as doses das vacinas que faltam.

Pessoas entre 30 e 49 anos de idade podem receber a dose da vacina tríplice virial – contra sarampo, caxumba e rubéola. As outras faixas etárias também devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 22 de outubro, mais 31 casos de Coronavírus, o equivalente a 23% de 134 amostras analisadas.

Portanto, agora, são 5.295 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 181 permanecem em quarentena e 5.295 já saíram. Aguardam resultado de exames 160 amostras.

Hoje, 39 pacientes estão internados. Destes, 30 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 18 confirmados. E 9 estão na UTI – 2 suspeitos e 7 confirmados.  Do total de 39 internados, 35 são moradores de Araraquara e 4 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 30% de leitos de enfermaria e 16% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 100% na enfermaria e 40% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 70% na enfermaria e de 100% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 7 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 63 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito suspeito que estava em investigação foi descartado.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.