COVID | Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, mais 29 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que hoje é o último dia de realização de testes rápidos para Covid-19 nas Unidades da Saúde do Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Cecap, Vila Xavier, Santa Angelina e Jardim América. O horário da coleta de sangue capilar é das 14 às 16 horas.

A iniciativa é resultado da parceria da Prefeitura com a empresa Raizen, que no mês passado doou 2.4 mil testes rápidos para colaborar com o enfrentamento do novo Coronavírus. A maioria destes testes já foi utilizada, restando apenas os que foram encaminhados para essas unidades de saúde.

Durante a semana, foram oferecidos 45 testes rápidos por dia a pessoas assintomáticas. Os que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, que é o polo de referência do município para diagnóstico e tratamento da doença.

A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a testagem em massa, por coleta de sangue venosa, continuará na próxima semana, nos postos montados na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração, das 7 às 8h30, também com distribuição de senha. Estes testes sorológicos são resultado da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab.

E com a chegada de mais um fim de semana, os órgãos de fiscalização estão organizados para cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município. Participam desta força tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar.

O foco é garantir que as regras e protocolos sejam cumpridos pelos estabelecimentos comerciais e de serviços e também pela população, que deve evitar aglomerações, usar máscaras e manter o distanciamento nos espaços públicos. O vírus continua circulando. Zelar pela saúde e pela vida é responsabilidade de todos.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, mais 29 casos de Coronavírus, o equivalente a 18% de 159 amostras analisadas.

Portanto, agora, são 5.324 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 198 permanecem em quarentena e 5.063 já saíram. Aguardam resultado de exames 147 amostras.

Hoje, 35 pacientes estão internados. Destes, 24 estão em enfermaria – 9 suspeitos e 15 confirmados. E 11 estão na UTI – 1 suspeito e 10 confirmados.  Do total de 35 internados, 28 são moradores de Araraquara e 7 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 24% de leitos de enfermaria e 19% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 60% na enfermaria e 40% na UTI. No Hospital Estadual de Américo Brasiliense, que atende toda a região central, a taxa de ocupação de leitos é de 50% na enfermaria e de 20% na UTI. O Hospital de Campanha tem hoje 6 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 63 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.