ELEIÇÕES | CEO da maior empresa de tratores do mundo participa da live de Julio Cesar

A professora Luciana Crnkovic também foi uma das convidadas para debater o tema: geração de emprego e renda

A live do Júlio Cesar prefeito 22 – Juntos e Conectados, realizada semana, contou com a participação do empresário e CEO da maior empresa de fabricação de tratores do mundo, Jak Torretta Junior, da professora de administração de empresas e especialista em recursos humanos, Luciana Crnkovic, e da população. 

O assunto foi geração de emprego e renda, e a importância de incentivar o setor industrial e de buscar novos investimento. “Como prefeito vou buscar parcerias para fortalecer as indústrias locais e incentivar a vinda de novas empresas para São Carlos. Vamos fazer com que os moradores voltem orgulho de São Carlos”, disse Julio Cesar. 

Durante a live foi exibida uma entrevista com empresário Jak Torretta. “Essa conversa foi fundamental para que o CEO dessa multinacional pudesse explicar quais os critérios de avaliação quando uma empresa quer desenvolver um projeto ou trazer uma indústria para uma determinada região, e como ele avalia o polo industrial da nossa cidade”, disse Júlio Cesar. 

Torretta destacou que São Carlos é um polo de geração de conhecimento e mão de obra qualificada, em função das universidades e parques tecnológicos. “O ponto fundamental de uma empresa é ter uma mão de obra qualificada e isso São Carlos tem, além de ter uma posição geográfica privilegiada e uma rede rodoviária importante. É uma cidade que muitos empresários gostariam de fazer negócios”, apontou Toretta. 

Nos últimos anos, São Carlos não atraiu grandes empresas, e em razão disso a economia vem desmoronando ano após ano. “É importante debatermos políticas públicas para que São Carlos volte a ser referência na região central. É preciso buscar parcerias e incentivos para alavancarmos a economia, não vamos dar as costas a empresários que vem investir em São Carlos, como há anos é feito pelas administrações. Ao contrário, vamos abraçar as propostas de instalações, por meio de projetos bens estruturados, parcerias, desburocratização e capacitação”, ressaltou Julio Cesar. 

Sobre geração de emprego, a professora Luciana Crnkovic, falou da importância da capacitação e do fomento ao empreendedorismo. “Para desenvolver a economia é fundamental fomentar pequenos comércios e qualificar a mão de obra. As pessoas devem estar atentas e oferecer um diferencial”, disse Luciana.

Para resolver essa questão da qualificação, o candidato falou na adoção de políticas de cursos profissionalizantes para a inserção no mercado de trabalho. “Uma das ações é incentivar a implantação de escolas técnico-profissionais focadas na vocação do município. Além disso, ampliaremos o apoio às micro e pequenas empresas, a fim de criar uma política de atração e programas de incentivos”, completou Júlio Cesar.

A participação popular foi por meio da ação realizada pelo candidato “Julio Cesar responde”. Há alguns dias, um púlpito está passeando por São Carlos, para que as pessoas possam fazer suas perguntas. “A participação ativa dos são-carlenses é fundamental para continuarmos trabalhando e encontrando as melhores e mais eficazes soluções”, concluiu.  

A próxima live acontece no próximo domingo, às 11h, com transmissão pelo facebook @juliocesarevocê.