COVID | Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, mais 41 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê informa que, por conta do ponto facultativo do Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a testagem em massa que vem sendo feita na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração (TCI) será suspensa somente amanhã, dia 30 de outubro.

A ação terá continuidade a partir do dia 3 de novembro, terça-feira, após o feriado do Dia de Finados.

Essa testagem em massa, resultado da parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, vem sendo realizada desde o dia 28 de setembro, das 7 às 8h30, nestes dois postos de coleta, com distribuição de senhas, em pessoas assintomáticas.

Vale ressaltar que essa testagem em massa tem sempre como foco as pessoas assintomáticas. Os que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando atendimento na UPA da Vila Xavier, que é o polo de referência do município para diagnóstico e tratamento do novo Coronavírus.

O Comitê reforça também, a respeito das manifestações do Dia de Finados, que hoje e amanhã, dias 29 e 30 de outubro, os cemitérios públicos e privados do município estarão abertos para limpeza e pequenos reparos.

Nos dias 31, 1 e 2 de novembro, eles estarão abertos exclusivamente para visitação, a partir das 6 horas e fechamento dos portões às 17h30. Para segurança dos visitantes, serão adotados protocolos sanitários, como obrigatoriedade do uso de máscaras e distribuição de senhas.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, mais 41 casos de Coronavírus, o equivalente a 23% das 179 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.500 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 173 permanecem em quarentena e 5.264 já saíram. Aguardam resultado de exames 258 amostras.

Hoje, 50 pacientes estão internados. Destes, 40 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 33 confirmados. E 10 estão na UTI – 3 suspeitos e 7 confirmados.   Do total de 50 internados, 39 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 41% de leitos de enfermaria e 18% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 50% na UTI. Hoje, o HEAB tem 9 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 15 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 63 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.