COVID | Araraquara registrou neste sábado, dia 31 de outubro, mais 13 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 31 de outubro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Hoje é sábado, dia do Comitê reforçar que a Rede de Solidariedade conta com o apoio da população para continuar atendendo as famílias em situação de vulnerabilidade do município que tiveram a situação econômica agravada pela pandemia do novo Coronavírus.

Quem puder e quiser doar itens de alimentação, limpeza e higiene pessoal, além de ração, pode ligar para a Rede de Solidariedade, no 0800-773-1145. Para este mesmo número pode ligar quem puder doar recursos financeiros ou se inscrever como voluntário ou beneficiário da Rede de Solidariedade.

Lembrando ainda que Casa dos Conselhos tornou-se ponto permanente para receber doações. Ela está localizada na Avenida Portugal, 583 (entre as ruas 4 e 5), no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Vale ressaltar ainda que hoje, dia 31 de outubro, os cemitérios públicos e privados do município estão abertos exclusivamente para visitação. O mesmo ocorre amanhã, dia 1, e no feriado do Dia de Finados, 2 de novembro. Os portões abrem 6 horas e fecham às 17h30.

Há distribuição de senhas para evitar aglomerações e é obrigatório uso de máscaras. Não são permitidos missas, cultos e os cruzeiros permanecem fechados.

O tráfego de veículos também estará interditado nos acessos dos cemitérios São Bento e das Cruzes. Agentes de trânsito estarão no local atuando na organização do esquema.

E os órgãos de fiscalização continuam circulando neste fim de semana para cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado, dia 31 de outubro, mais 13 casos de Coronavírus, o equivalente a 18% das 72 amostras analisadas. Informamos que, devido ao ponto facultativo do dia 30 de outubro, o laboratório da UNESP não enviou resultados de amostras. Araraquara registra hoje, são 5.566 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 186 permanecem em quarentena e 5.316 já saíram. Aguardam resultado de exames 235 amostras.

Hoje, 48 pacientes estão internados. Destes, 38 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 32 confirmados. E 10 estão na UTI – 3 suspeitos e 7 confirmados. Do total de 48 internados, 36 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 33% de leitos de enfermaria e 18% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 30% na enfermaria e 60% na UTI. Hoje, o HEAB tem 6 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 14 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 64 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.