COVID | Araraquara registrou neste domingo, dia 01 de novembro, mais 31 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 1º de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Começa a vigorar hoje o decreto municipal no 12.391, que prorroga para até o próximo dia 30 de novembro o estado de calamidade pública do município, com regras e protocolos sanitários.

Entre outras medidas, o decreto municipal autoriza o horário de funcionamento do comércio para atendimento presencial das 8h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 17horas, aos sábados, seguindo o Plano São Paulo, do Governo Estadual. No caso dos shopping centers, o atendimento presencial também está autorizado pelo máximo de 10 horas diárias, no período compreendido entre as 11 e 21 horas.

Também está autorizado o funcionamento dos estabelecimentos que promovem ou organizam festas, desde que obedecidas regras e protocolos sanitários, entre elas ocupação máxima de 50% de sua capacidade e distanciamento de mesas, observada a duração máxima de 4 horas de cada festa.

Ainda de acordo com o decreto municipal em vigor, continuam suspensas as aulas presenciais em toda rede de educação básica, pública ou privada de Araraquara.

Somente em caráter excepcional, fica facultado à rede privada de educação básica oferecer, limitadas à presença máxima de 35% do número de alunos matriculados por turma, atividades de reforço e recuperação de aprendizagem; acolhimento emocional, orientação de estudos e tutoria pedagógica e plantão de dúvidas.

Os estabelecimentos da rede privada que decidirem ofertar essas atividades deverão observar prioritariamente o Protocolo Sanitário de Retorno das Atividades Presenciais estabelecido pela Comissão Intersetorial do Comitê de Contingenciamento do Coronavírus no Município e, subsidiariamente, as normas da ANVISA, os protocolos do Plano São Paulo, diretrizes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e Ministério da Educação.

Outras definições referentes aos estabelecimentos particulares de educação regulada estão descritos na Seção III do decreto municipal.

O texto, na integra, com todas as regras e medidas para a sua instrumentalização e fiscalização, pode ser encontrado no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br ) em Atos Oficiais de 27/10/2020.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo, dia 01 de novembro, mais 31 casos de Coronavírus, o equivalente a 13% das 234 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.597 casos confirmados na cidade. Do total de confirmados, 168 permanecem em quarentena e 5.365 já saíram. Aguardam resultado de exames 71 amostras.

Hoje, 48 pacientes estão internados. Destes, 37 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 29 confirmados. E 11 estão na UTI – 2 suspeitos e 9 confirmados. Do total de 48 internados, 37 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 38% de leitos de enfermaria e 19% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 30% na enfermaria e 60% na UTI. Hoje, o HEAB tem hoje 4 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 12 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 64 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.