ELEIÇÕES | “Uma educação de qualidade é emancipadora e pode mudar os rumos de uma nação”, acredita Nino Mengatti 

O candidato a prefeito de Araraquara, Nino Mengatti (PSB), tem vasta experiência na área de Educação, somente aqui na cidade ele atuou por quatro anos como secretário, onde zerou o déficit de vagas, colocou Araraquara em quarto lugar no ranking nacional de educação, ampliou e reformou diversas escolas e implantou o ensino integral em duas delas.

Devido a sua experiência na área, Nino acredita que pode fazer com a educação de Araraquara volte a ser referência estadual. Para isso, o candidato tem como proposta a ampliação de vagas, para zerar a fila de espera existente na cidade. “A crise que já estamos vivenciando em nosso país obrigou muitos pais a tirarem seus filhos das escolas particulares, e a rede pública terá que abrigar essas crianças e jovens. Por essa razão vou aumentar o número de vagas em nossas escolas, realizando reformas e ampliações”.

O candidato também pretende continuar com a educação híbrida, adotada na pandemia, dando recursos para que esta seja de qualidade e que não deixe nenhum aluno se sentindo prejudicado.

“A pandemia mostrou a todos o precipício entre a educação pública e a privada, mas eu acredito que temos potencial para igualar os níveis em nossa cidade. Para fazer com que a educação a distância funcione de forma eficaz, irei levar internet gratuita a todos os bairros e entregar tablets para que os professores tenham estrutura para atuar e formular suas aulas de forma adequada”.

Nino acredita que a educação pública de Araraquara tenha potencial para alcançar os níveis da educação particular, segundo ele, um importante passo para isso é a valorização de todos profissionais que atuam na área.

“Nossos profissionais da educação, em especial os professores, se desdobraram ao longo desse ano para que os alunos não deixassem de adquirir conhecimento e eles merecem o devido respeito e reconhecimento. E é por isso que vou melhorar as condições de trabalho de todos esses herois da educação”.

Ele ainda ressalta que, quando secretário, Araraquara chegou a ter a melhor merenda do Sudeste do país, e que como prefeito fará com que isso aconteça novamente.

“É cientificamente comprovado que a boa alimentação interfere na educação. Uma criança mal alimentada não consegue se concentrar e absorver o conhecimento passado por seus professores. Tendo isso como base, vou melhorar ainda mais a merenda oferecida por todas as escolas”.

Nino acredita que educação seja emancipadora, que investir em uma educação de qualidade signifique investir em uma sociedade mais justa e mais igualitária, que signifique ainda investir em um futuro melhor para as próximas gerações.