COVID | Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, mais 15 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social alerta a população para informações falsas que estão circulando nas redes sociais a respeito de cadastramento de famílias para um programa “Auxílio Natalino 2020”.

Não existe nenhum cadastramento sendo realizado para este fim. É importante que a pessoa exclua imediatamente a mensagem e desconsidere qualquer solicitação de acesso a links ou a páginas nas redes sociais.

As pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou entrar em contato com a Rede de Solidariedade do Município, pelo telefone 0800-773-1145, que recebe ligações das 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos finais de semana.

E com a chegada de mais um fim de semana, os órgãos de fiscalização estão organizados para cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município. Participam desta força tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, além da Polícia Militar.

O foco é garantir que as regras e protocolos sejam cumpridos pelos estabelecimentos comerciais e de serviços e também pela população, que deve evitar aglomerações, usar máscaras e manter o distanciamento nos espaços públicos.

Apesar da tendência de queda no número de casos confirmados que vem sendo observada nos últimos dias, é importante que a população mantenha os cuidados com a prevenção para que essa tendência se concretize. Hoje, a média móvel de casos diários é de 16,5, mas o vírus continua circulando. É de responsabilidade de todos zelar pela vida.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, mais 15 casos de Coronavírus, o equivalente a 11% das 137 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.669 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 121 permanecem em quarentena e 5.483  já saíram. Aguardam resultado de exames 160 amostras.

Hoje, 39 pacientes estão internados. Destes, 26 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 21 confirmados. E 13 estão na UTI – 2 suspeitos e 11 confirmados.  Do total de 39 internados, 28 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 26,5% de leitos de enfermaria e 23% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 50% na enfermaria e 80% na UTI. Hoje, o HEAB tem hoje 3 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 7 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 65 óbitos decorrentes de Coronavírus. O caso de óbito mais recente é de um idoso de 71 anos, com múltiplas comorbidades, que estava internado em hospital público desde o dia 21 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.