COVID | Araraquara registrou neste sábado, dia 7 de novembro, mais 36 casos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 7 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Sábado é dia de solidariedade e hoje, das 9 às 13 horas, está sendo realizada uma ação, em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e com o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas (Comad), para arrecadação de rações para animais domésticos e produtos de higiene e limpeza.

Os produtos serão destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade econômica que são atendidas pela Rede de Solidariedade do Município.

A campanha, pelo sistema drive thru, está ocorrendo na Casa dos Conselhos, que fica na Avenida Portugal, 583 (entre as ruas Padre Duarte, Rua 4, e Voluntários da Pátria, Rua 5), no Centro de Araraquara.

A demanda por rações, além de outros produtos de primeira necessidade, é grande e a Rede de Solidariedade conta com a ajuda da população para continuar atendendo quem precisa.

Vale ressaltar que qualquer ação social visando a arrecadação de alimentos ou outros itens para pessoas de vulnerabilidade do município é realizada sempre através da Rede de Solidariedade. E todas são divulgadas pelo Comitê de Contingência do Coronavírus, em seus boletins diários.

A população deve ficar alerta a informações sobre campanhas falsas que circulam nas redes sociais. É importante ignorar qualquer solicitação de envio de dados pessoais ou de acesso a links. Exclua a mensagem.

As pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade devem procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência ou entrar em contato com a Rede de Solidariedade do Município, pelo telefone 0800-773-1145, que recebe ligações das 8h às 18h, todos os dias, inclusive nos finais de semana.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado, dia 7 de novembro, mais 36 casos de Coronavírus, o equivalente a 23% das 159 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.705 casos confirmados na cidade.

Do total de confirmados, 126 permanecem em quarentena e 5.514 já saíram. Aguardam resultado de exames 187 amostras.

Hoje, 44 pacientes estão internados. Destes, 29 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 24 confirmados. E 15 estão na UTI – 4 suspeitos e 11 confirmados.  Do total de 44 internados, 33 são moradores de Araraquara e 11 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 29,5% de leitos de enfermaria e 27% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 100% na enfermaria e 80% na UTI. Hoje, o HEAB tem hoje 3 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 9 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 65 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.