COVID | Araraquara registrou neste domingo, dia 8 de novembro, mais 35 casos
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 8 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que seis postos de saúde de Araraquara estão realizando testes de Covid-19, de segunda a sexta-feira. A testagem em massa gratuita ocorre nas unidades dos bairros Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina, sempre das 7h às 8h30.
A medida é uma extensão da testagem em massa que já estava sendo feita na Praça Santa Cruz e no Terminal Central de Integração desde o dia 28 de setembro, com a distribuição de 75 senhas diárias. Nas unidades de saúde, são 20 senhas a serem entregues todos os dias para a coleta de sangue.
Devem procurar esses postos de saúde apenas os moradores que estejam assintomáticos, ou seja, que não possuam nenhum sintoma gripal.
A análise sanguínea mostrará se o paciente possui anticorpos para a doença: tanto o IGM, que indica que a pessoa está em fase de transmissão, quanto o IGG, indicando que a pessoa já teve a doença. Os resultados serão enviados por e-mail e SMS.
Esses testes são aplicados em parceria com a Uniara, o Instituto Butantan e o Laboratório Hilab. A medida faz parte do Plano de Intensificação do Enfrentamento à Covid-19, ampliando ainda mais a testagem — o município tem índice de quase 17 mil testes por 100 mil habitantes, acima da média nacional.
É importante destacar que pacientes que estejam sintomáticos devem continuar se dirigindo à UPA da Vila Xavier, que integra o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, para a realização do exame RT-PCR (que detecta a presença do vírus).
Situação Epidemiológica
Araraquara registrou neste domingo, dia 8 de novembro, mais 35 casos de Coronavírus, o equivalente a 19% das 181 amostras analisadas. Portanto, agora, são 5.740 casos confirmados na cidade.
Do total de confirmados, 135 permanecem em quarentena e 5.540 já saíram. Aguardam resultado de exames 54 amostras.
Hoje, 44 pacientes estão internados. Destes, 30 estão em enfermaria – 8 suspeitos e 22 confirmados. E 14 estão na UTI – 2 suspeitos e 12 confirmados. Do total de 44 internados, 32 são moradores de Araraquara e 12 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 30% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.
Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 40% na enfermaria e 50% na UTI. Hoje, o HEAB tem hoje 3 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 9 pacientes internados.
Foram notificados, até o momento, 65 óbitos decorrentes de Coronavírus. Hoje, Araraquara registra um óbito suspeito de uma mulher de 72 anos, com comorbidades, que deu entrada na Santa Casa da cidade. O caso está sendo investigado e aguarda resultados de exames.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.