COVID | Araraquara registrou nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, mais 36 casos positivos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Conforme é feito semanalmente, a Secretaria Municipal da Saúde divulgou balanço de atendimentos prestados no município, referentes ao Coronavírus, até segunda-feira, 9 de novembro. São eles:

  • – Atendimentos no polo de triagem da UPA Vila Xavier: 33.697 pessoas
  • – Atendimentos na observação do polo da UPA Vila Xavier:  418 pessoas
  • – Pacientes internados no Hospital da Solidariedade: 494
  • – Atendimentos pelo Disque-Saúde: 3.949 ligações
  • – Pacientes acima de 65 anos com atendimento residencial: 372
  • – Exames realizados junto à Unesp: 24.854
  • – Exames realizados junto à Uniara: 14.660
  • – Atendimentos no telefone de Apoio Psicológico: 311

Por meio de parceria da Prefeitura com a Uniara, Instituto Butantã e Laboratório Hilab, a Secretaria Municipal da Saúde mantém testagem gratuita para Covid-19 na praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e em seis unidades de Saúde: Cecap, Yolanda Ópice, Selmi Dei I, Vila Xavier, Jardim América e Santa Angelina. Estes testes são feitos sempre das 7 às 8h30, com distribuição de senhas.

Ainda de acordo com balanço da saúde, foram realizados até o momento, nesta testagem em massa feita na região central da cidade e nas seis unidades de saúde, 4.636 testes, sendo que, destes, 164 foram positivados.

Foram 30 reagentes IGG; ou seja, pessoas que já tiveram a doença, 81 reagentes IGM, que são as pessoas que estão com a doença, transmitindo o vírus; e outros 53 reagentes IGG/IGM, que são as pessoas que saíram recentemente da doença e não transmitem mais o vírus.

E ontem, dia 10 de novembro, a estrutura de leitos de retaguarda para o enfrentamento à Covid-19 montada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier, foi devolvida à instituição religiosa, para que ela possa retornar às suas atividades normais.

Entre abril e outubro, a capela, que fica em frente à UPA da Vila Xavier, integrou o Polo de Atendimento Estratégico do Coronavírus, com a instalação de 20 leitos. Agora, esses leitos estão sendo instalados no Pronto-Socorro do Melhado, que também dará suporte no atendimento à Covid-19.

Os leitos da UPA da Vila Xavier e do Hospital da Solidariedade continuam em funcionamento.

Por meio do Comitê, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde agradecem toda a comunidade religiosa pela parceria, fundamental para o enfrentamento da Covid-19. Um gesto nobre que muito colaborou com a finalidade de salvar vidas.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta quarta-feira, dia 11 de novembro, mais 36 casos positivos do novo Coronavírus, o equivalente a 23% de 159 amostras analisadas. Portanto, o município tem hoje 5.831 casos confirmados. Do total de confirmados, 136 permanecem em quarentena e 5.629 já saíram. Aguardam resultado de exames 156 amostras.

Hoje, 41 pacientes estão internados. Destes, 27 estão em enfermaria – 4 suspeitos e 23 confirmados. E 14 estão na UTI – 1 suspeito e 13 confirmados. Do total de 41 internados, 26 são moradores de Araraquara e 15 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (público e privado), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 27,5% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Na Santa Casa de Araraquara, a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 está em 30% na enfermaria e 50% na UTI. Hoje, o HEAB tem hoje 3 pacientes internados. Já o Hospital de Campanha tem 11 pacientes internados.

Foram notificados, até o momento, 66 óbitos decorrentes de Coronavírus. Um óbito suspeito foi confirmado. Trata-se de uma idosa de 72 anos, com comorbidades, que foi internada em hospital público no dia 30 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

Links:
Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara

YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial