COVID | Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, mais 44 casos positivos

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê informa que, a partir de segunda-feira, dia 16, estará em funcionamento a ala destinada a atendimento de Covid-19 no prédio do Pronto-Socorro do Melhado. Serão 21 leitos, sendo 18 de observação e três de estabilização.

Os leitos de Covid-19 do Melhado substituirão a estrutura que foi utilizada por seis meses na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Vila Xavier.

Entre abril e outubro, mais de 300 pacientes foram atendidos na instituição, que fica em frente ao polo de triagem da UPA da Vila Xavier. O imóvel foi devolvido à igreja para que ela pudesse retomar suas atividades religiosas.

Vale ressaltar que os moradores de Araraquara que estiverem com sintomas gripais devem continuar procurando diretamente a UPA da Vila Xavier, que é o polo de triagem do atendimento. A unidade do Melhado apenas receberá pacientes transferidos da Vila Xavier e que estejam precisando de cuidados enquanto aguardam o diagnóstico.

E, por conta das eleições municipais, neste domingo, dia 15 de novembro, o Comitê também reforça as recomendações sanitárias que estão sendo divulgadas pela Justiça Eleitoral.

É importante conferir o local de votação antes de sair de casa e sair de máscara, levar a caneta, se possível; manter distância mínima de um metro e evitar contato físico com outras pessoas.

E ainda, se possível, não leve crianças e acompanhantes; não deixe para votar na última hora; respeite o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos; limpe as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

E, principalmente, se estiver com febre ou se estiver sido diagnosticado com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição, não compareça à votação. Respeite o período de quarentena da Covid-19. A prioridade é a saúde.

Os órgãos de fiscalização estarão organizados e atuando nas ruas para cobrar o cumprimento do decreto municipal que reconhece estado de calamidade pública no município.

Situação Epidemiológica

Araraquara registrou nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, mais 44 casos positivos do novo Coronavírus, o equivalente a 32% de 138 amostras analisadas. Portanto, o município tem hoje 5.909 casos confirmados.

Do total de confirmados, 168 permanecem em quarentena e 5.671 já saíram. Aguardam resultado de exames 186 amostras.

Hoje, 40 pacientes estão internados. Destes, 26 estão em enfermaria – 6 suspeitos e 20 confirmados. E 14 estão na UTI – 1 suspeito e 13 confirmados. Do total de 40 internados, 27 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 26,5% de leitos de enfermaria e 25% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 8 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 10 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 70 óbitos decorrentes de Coronavírus. Os últimos registrados são de uma idosa, de 85 anos, com múltiplas comorbidades, que foi internada em hospital público no dia 11 de novembro, e um homem, de 73 anos, também com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 26 de outubro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e estão sendo transmitidas numa página temporária da Prefeitura no Facebook, chamada Município de Araraquara.

Links:
Facebook: https://bit.ly/municipiodeararaquara
YouTube: www.youtube.com/prefeituradeararaquaraoficial