SÃO CARLOS | ACISC e SINCOMERCIO pedem horário do comércio até às 22h em dezembro

Entidades protocolaram ofício ao Comitê Emergencial requisitando abertura das lojas até às 22h na Black Friday e para vendas de natal em dezembro

 

Após anúncio do Governo do Estado, nesta segunda-feira (16), de que São Carlos continua na Fase 3 (Amarela) de Flexibilização do Plano São Paulo para Enfrentamento à Covid-19, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) e o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio) protocolaram ofício ao Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus do município, requisitando abertura das lojas até às 22h na Black Friday, dia 27 de novembro de 2020, e para as vendas de natal em dezembro de 2020.

Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos, destacou que dezembro é um dos meses de maior fluxo de negócios e criação e manutenção de empregos no setor varejista e que, com o horário estendido, o cliente terá mais tempo para fazer suas compras de natal, evitando correrias, tumultos e aglomerações. “Apesar do horário especial para vendas de natal, as medidas sanitárias e as restrições, já estabelecidas, devem continuar sendo respeitadas. O empresário deve evitar situações que possam criar aglomerações, como a tradicional presença do Papai Noel distribuindo balas ou conversando com os clientes, por exemplo. Com o horário especial, o cliente terá mais tempo e oportunidades para fazer suas compras de natal, mas com todos os cuidados sendo tomados”.

Para o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, é importantíssimo que a prefeitura tenha essa sensibilidade, por conta do momento difícil pelo qual o comércio vem passando. “Primeiro foi a questão das enchentes no início do ano, depois essa pandemia. Temos a certeza de que teremos uma devolutiva positiva por parte do Comitê do Coronavírus, uma vez que, os comerciantes tem agido com muita responsabilidade no enfrentamento da doença na cidade. O comércio foi muito castigado desde o início de 2020. com as fortes chuvas e quando estava se recuperando, veio a pandemia que, aparentemente, está totalmente controlada na cidade de São Carlos”, afirmou. “Outra situação que deve ser considerada pela prefeitura é o fato de termos lançado, no início dessa semana, a nossa campanha Natal Premiado ACISC, que vai sortear mais de R$ 270 mil em prêmios, como forma de fomentar as vendas de final de ano e minimizar os prejuízos dos nossos comerciantes”, completou Zelão.

Lembrando que os comerciantes devem disponibilizar álcool em gel 70% para funcionários e clientes, especialmente na entrada; orientar o distanciamento social se houver filas; respeitar o limite da capacidade do espaço da loja em 40%; exigir o uso máscara de proteção facial corretamente e ter fixado cartaz sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras nos estabelecimentos.

As entidades aguardam, agora, a aprovação do Comitê Emergencial para definição dos horários do comércio de São Carlos para o mês de dezembro.