COVID | Araraquara registra nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, mais 20 casos positivado

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta terça-feira, dia 23 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje o balanço semanal das ações da fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.

Na semana de 16 a 22 de novembro, foram realizadas 302 ações de fiscalização. Destas, 243 foram registradas durante o fim de semana prolongado, de 19 a 22 de novembro.

Os locais fiscalizados, de 16 a 22 de novembro, foram os seguintes:

  • Estabelecimentos comerciais – 168
  • Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares – 111
  • Pesque-pagues – 6
  • Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal – 3
  • Academias – 9
  • Clubes – 1
  • Bancos/ lotéricas/ órgãos públicos – 2
  • Áreas de lazer/ chácaras/ campos de futebol – 1
  • Residências/ condomínios/ repúblicas – 1

Destas ações foram adotados os seguintes procedimentos:

  • Averiguações – 280
  • Notificação de orientação de pessoa jurídica – 13
  • Auto de constatação – 4
  • Boletim de ocorrência – 3
  • Auto de infração – 2

Vale ressaltar que, nos termos da legislação aplicada, a primeira infração observada resulta em notificação de orientação, quando é assinado um termo de ciência. A partir daí, se ocorrer reincidência, a multa será aplicada. As exceções, ainda segundo a legislação, são ocorrência de aglomerações com mais de 20 pessoas, presença de pessoa do grupo de risco na infração observada e também desrespeito ou desacato ao agente público do Município com incumbência de fiscalização.

Todas as ações estão sendo empregadas com o objetivo de conter a transmissão da Covid-19 em Araraquara, mas somente terão resultado se a população se conscientizar e cumprir as normas e protocolos definidos no decreto municipal.

Situação Epidemiológica

Araraquara registra nesta segunda-feira, dia 23 de novembro, mais 20 casos positivados de Coronavírus. Destes, 12 são casos positivados na testagem em massa realizada durante a semana na Praça Santa Cruz, Terminal Central de Integração (TCI) e mais seis unidades básicas de saúde. Os outros 8 casos positivados equivalem a 13% de 62 amostras analisadas.

Portanto, são 6.300 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 196 permanecem em quarentena e 6.029 já saíram. Aguardam resultado de exames 131 amostras.

Hoje, 45 pacientes estão internados. Destes, 28 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 26 confirmados. E 17 estão na UTI – 3 suspeitos e 14 confirmados. Do total de 45 internados, 32 são moradores de Araraquara e 13 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 28% de leitos de enfermaria e 30% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 10 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 paciente e o Hospital de Campanha tem 11 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 75 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso de 92 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 12 de novembro.

Dois óbitos suspeitos continuam aguardando resultado de exames. 

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H)

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.