COVID | Araraquara registra mais 31 casos positivados nesta sexta-feira

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê informa que estão sendo abertas hoje as inscrições para processo seletivo simplificado que está sendo realizado pela Fungota, Fundação Municipal Irene Siqueira Alves Vovó Mocinha, visando a contratação temporária de médico clínico geral, pelo regime da CLT, para atuação durante o período de calamidade pública em saúde, em razão da pandemia de Covid-19.

De acordo com o edital no 11/2020, de 25 de novembro de 2020, o processo consistirá na análise de currículos e títulos dos candidatos e será executado por intermédio de duas Comissões, sendo uma Comissão Especial Organizadora e outra de Comissão Especial de Avaliação do Processo Seletivo.

A contratação se dará pelo prazo de 3 meses, prorrogáveis de acordo com a necessidade da Fungota. São 6 vagas de médico clínico geral para trabalhar no Polo de Atendimento da UPA da Vila Xavier, Hospital da Solidariedade, Unidade de Retaguarda de Emergência do Melhado, no serviço de telemedicina, de visita domiciliar e unidades descentralizadas.

Por ser esse edital de processo seletivo simplificado com a finalidade de contratação temporária durante o período de calamidade pública, em razão da pandemia, e devido à liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que determina o afastamento de idosos acima de 60 anos na área da Saúde, será indeferida a inscrição de candidatos acima de 60 anos.

Os interessados devem protocolar suas inscrições  no período de 27 de novembro a 3 de dezembro, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h30 às 10h30 e das 13h às 15h,  no setor de Recursos Humanos na sede da Fungota, localizada na Rua Carlos Gomes, 1610, região central da cidade.

As listas de classificação por ordem de pontuação serão publicadas no dia 8 de dezembro e o processo de selecção será homologado no dia 10 de dezembro.

O edital com todas informações sobre o processo pode ser consultado em Atos Oficiais de 26/11/2020, no site da Prefeitura Municipal.

Situação Epidemiológica

Araraquara registra nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, mais 31 casos positivados de Coronavírus, o equivalente a 23% de 136 amostras analisadas. Portanto, são 6.495 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 221 permanecem em quarentena e 6.197 já saíram. Aguardam resultado de exames 314 amostras.

Hoje, 41 pacientes estão internados. Destes, 28 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 23 confirmados. E 13 estão na UTI – 1 suspeito e 12 confirmados. Do total de 41 internados, 31 são moradores de Araraquara e 10 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações de todos os serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 29% de leitos de enfermaria e 23% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 10 pacientes internados com Covid-19, o HEAB tem 2 pacientes e o Hospital de Campanha tem 9 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 77 óbitos decorrentes de Coronavírus. O óbito mais recente é de um idoso com 69 anos, com comorbidades, que estava internado em hospital particular desde o dia 10 de novembro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana. (https://arcg.is/neO5H) 

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.