A Fundação Parque Tecnológico de São Carlos – ParqTec comemora nesta quinta-feira (17), 36 anos de atividades. Criada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a entidade tem como missão promover o desenvolvimento regional, otimizando o custo da transação tecnológica para o mercado.
Em 1985, um mês após sua implantação, a entidade inaugurou o Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cinet), tornando-se a incubadora pioneira na América Latina. Em 1996, devido a demanda por criação de empresas de tecnologia da informação e comunicação, o ParqTec inaugurou a sua primeira incubadora temática, denominada Centro Incubador de Empresas de Software (Softnet).
O Cinet e o Softnet compõem o núcleo formador do ParqTec.Net que tem como objetivo estimular a criação e o desenvolvimento de startups competitivas e promover a inovação tecnológica.
Esses dois programas já criaram mais de 150 startups. Atualmente as incubadoras estão com todo o espaço ocupado, apoiando diretamente 24 empresas inovadoras. O processo de seleção para incubação é continuo e os interessados em receber apoio do ParqTec podem procurar a instituição para a pré-incubação e incubação de sua empresa/projeto.
Para fortalecer e ampliar o suporte a inovação e ao empreendedorismo, em 2008, foi inaugurado o S. Carlos Science Park. Recentemente, em agosto, com a conclusão da construção do 2º prédio denominado “Innovatorium” foi finalizada a segunda fase do empreendimento.
O Innovatorium está dotado de facilidades e instalações especiais construídas para abrigar centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I) nas áreas de Química Fina, Novos Materiais, Biotecnologia, além de empresas que apresentarem propostas inovadoras.
O Science Park gera cerca de 350 empregos altamente qualificados e o Innovatorium servirá para atrair e fixar outras empresas, formando aglomerados de pesquisadores/cientistas empreendedores, prestadores de serviço e desenvolvedores de produtos proporcionando um ambiente inovador que oferece todo o suporte necessário para o crescimento sustentável das empresas.