ECONOMIA | Apesar da pandemia, 85% das indústrias tiveram faturamento igual ou melhor do que no ano passado

Diretoria Regional do Ciesp inclui outras 11 cidades, além de São Carlos

 

Uma pesquisa realizada pelo Ciesp São Carlos apontou que, apesar da pandemia, 25% das indústrias que pertencem à regional tiveram faturamento igual ao do ano passado, e 60% faturaram mais que em 2019, superando as expectativas. Na mesma questão, 10% revelaram que o faturamento foi pior do que o ano anterior, mas melhor do que o planejado e 5% responderam que foi pior do que em 2019 e abaixo do esperado.

Se considerados os últimos 3 meses, a situação melhora: 70% das indústrias tiveram alta e 20% mantiveram o nível de produção. Contudo, quase todas enfrentaram a falta de insumos em algum momento: 90% dos industriais revelaram ter tido dificuldades para adquirir algum tipo de matéria-prima.

O aço ocupa o topo da lista de itens que mais fizeram falta na produção. Mas também faltaram embalagens plásticas, caixas de papelão e amido de milho. Apesar disso, na prática, a falta de insumos não chegou a afetar a produção em 50% das indústrias. Por outro lado, 27,8% disseram que a produção baixou em até 25%. As demais indústrias tiveram mais que 25% de redução nas atividades.

E a escassez de insumos foi justamente o motivo apontado por 47,4% dos industriais como ameaça à recuperação ou ao crescimento de suas empresas em 2021. Do total, 26,3% disseram que as taxas e os impostos são os principais vilões do industrial, e 21,1% indicaram que o aumento da Covid-19 é a principal preocupação para o próximo ano. 

Expectativa 2021

As dificuldades vivenciadas em 2020 deixaram muitos industriais apreensivos. Alguns temem o aumento da Covid-19 e uma nova paralisação das atividades do comércio e dos serviços, o que acabaria afetando a indústria. Outros esperam que o ano que vem tenha um faturamento parecido com o de 2020.

Ainda assim, a maioria dos industriais está otimista em relação a 2021, planejando crescimento de 20% a 40% e aumento nas exportações. Além disso, há expectativa de conquista de novos mercados e aumento das vendas. Mas para eles, será preciso boas negociações com os bancos e incentivos fiscais para conseguir manter o equilíbrio.

O Ciesp São Carlos

O Ciesp reúne empresas industriais e parceiros ligados ao setor produtivo, dá suporte aos empresários e os representa junto à sociedade e aos governos municipal, estadual e federal. Frequentemente, promove reuniões e debates sobre temas de interesse dos associados e é o responsável por levar as demandas do setor às autoridades. 

A Regional de São Carlos compreende também Ibaté, Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju, Boa Esperança do Sul, Descalvado, Analândia, Porto Ferreira, Pirassununga e Santa Cruz da Conceição.