COVID-19 | Saúde de Ibaté orienta sobre as festas de Ano Novo

Recomendação é que a chegada do novo ano seja celebrada somente entre familiares da mesma casa. Porém, em caso de reuniões presenciais maiores é importante minimizar os riscos de contaminação 

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, está orientando a população sobre os cuidados que devem ser tomados durante as festas de Ano Novo, como medidas de enfrentamento à Covid-19.

O Decreto 2915 de 24 de dezembro de 2020, publicado pela Prefeitura de Ibaté, restringiu as atividades na cidade durante as festas para a Fase Vermelha de Flexibilização do Plano São Paulo, proibindo eventos e aglomerações, tanto que a iluminação natalina da Praça da Matriz de Ibaté estará suspensa de 01 a 03 de janeiro de 2021. A averiguação do cumprimento do Decreto está sendo feita pela Fiscalização e Guarda Civil Municipal.  

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibaté, lembrou que as confraternizações podem representar um momento crítico para o aumento das contaminações pelo Coronavírus, por isso a preocupação da Prefeitura e as restrições maiores. “Quanto mais pessoas e mais núcleos familiares estejam envolvidos nas confraternizações, maior a chance de contaminação. Nesse sentido, a recomendação da Prefeitura e a maneira mais segura de celebrar as festas é estando apenas com as pessoas que vivem na mesma casa ou por meio de reuniões virtuais. Ainda assim, se alguém optar por reuniões presenciais há formas de minimizar os riscos e que devem ser respeitadas”. 

Em caso de reuniões presenciais maiores, segundo Paula Fiorani, é importante deixar previamente acordado com os convidados as regras para a comemoração e todas as medidas de prevenção que serão adotadas. “Pessoas pertencentes ao grupo de risco ou que convivam com alguém desse grupo não devem participar, assim como pessoas que apresentam suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou que morem com alguém que foi diagnosticado há menos de 14 dias. O importante é que as medidas contra a doença continuem e que sejam reforçadas neste período. A pandemia ainda não passou e temos que continuar nos cuidando e cuidando dos outros”, alertou. 

Outras orientações da Vigilância Epidemiológica de Ibaté são:  

  • Realize as reuniões ao ar livre, ou mantenha o local bem ventilado, com janelas e portas sempre abertas.
  • Realize comemorações de curta duração e com o menor número de pessoas possível. Embora não exista um número seguro, tem sido sugerido o máximo de 10 pessoas.
  • Todas as pessoas devem usar máscaras nos ambientes internos ou externos e retirá-las somente na hora das refeições. 
  • Disponibilize máscaras limpas ou descartáveis para os convidados ou oriente que cada um traga sua máscara e mais uma máscara reserva. 
  • Disponibilize um envelope para armazenar as máscaras durante as refeições. 
  • Na hora da refeição: mantenha o distanciamento entre as pessoas;  não compartilhe prato, talheres ou copos; não sirva aperitivos compartilhados.
  • Escolha uma pia de banheiro para higiene das mãos com sabonete líquido e papel toalha descartável e disponibilize dispensadores de álcool em gel para os convidados.