SÃO CARLOS | Cidadania e Assitência Social abre inscrições ára o ACESSUAS Trabalho

O programa oferece auxílio e condições para que as pessoas possam ter mais chances de acesso ao mercado de trabalho

 

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência em Direitos Humanos de São Carlos, retomou as inscrições para o Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O programa é desenvolvido durante o ano todo, com abertura de turmas semanais.

O Acessuas Trabalho é um benefício do Governo Federal em parceria com alguns municípios, que funciona como ferramenta para trazer informações e divulgar oportunidades de empregos existentes na cidade de São Carlos, oferecendo auxílio e condições para que as pessoas possam ter mais chances de acesso ao mercado de trabalho.

“Vale ressaltar, que o Acessuas Trabalho não garante uma vaga de emprego ao final do programa, mas sim, oferece melhores condições para a busca de uma vaga de emprego. Para isso são trabalhadas informações de como lidar e identificar as habilidades que as pessoas têm, ou mesmo apontar novas possibilidades de organizar sua renda, seja em empreendimentos individuais ou numa cooperativa, por exemplo”, explica a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

Todo o material será compartilhado ao longo das oficinas virtuais, pelo WhatsApp, oferecendo um direcionamento para auxiliar no desenvolvimento dessas pessoas, concomitante à divulgação de vagas de trabalho na cidade de São Carlos.

Podem participar do Programa, cidadãos com idade entre 14 e 59 anos, em situação de vulnerabilidade social e que estejam inscritos no Cadastro Único, que recebam benefícios de transferência de renda entre outros, e que procuram novos conhecimentos e aperfeiçoamento para o aumento de renda ou mesmo retorno ou início no mercado de trabalho.

Devido a pandemia da COVID-19, todos os conteúdos do programa estão sendo trabalhados de forma virtual, via WhatsApp com grupos de até 15 pessoas. Todos os participantes receberão um KIT do Acessuas que é composto por bolsa de tecido, bloco de notas, pasta, lápis, caneta e borracha e ao final do curso um certificado de participação. A entrega do material será mediante agendamento e o uso de máscara é obrigatório.

Para participar do Acessuas Trabalho, os interessados podem ligar diretamente para o departamento de Direitos Humanos de São Carlos, por meio do telefone (16) 3307-1247, ou pelo e-mail acessuassaocarlos@gmail.com. O WhatsApp do Acessuas Trabalho é o (16) 99133-0303.