SÃO CARLOS | Vice-prefeito e secretário de Esportes se reúnem com de entidades esportivas

O vice-prefeito, Edson Ferraz e o atual secretário de Esportes e Cultura, João Baptista Muller, acompanhado do chefe de gabinete da pasta, Luiz Henrique Lopes e do diretor de Esportes de Rendimento, Fabiano Lourenço, se reuniram na tarde da última quinta-feira (14/01), no Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), com representantes de entidades e associações esportivas da cidade.

Durante o encontro o vice-prefeito deu boas vindas ao novo secretário da pasta e destacou a importância do estímulo ao esporte no município. “João Muller é um secretário que tem conhecimento com o esporte e que vai dar sequência e ampliar o trabalhado que vem sendo realizado de apoio aos atletas e suas entidades. Conseguimos nos últimos 4 anos restabelecer o pagamento do Bolsa Atleta que hoje atende 212 atletas com benefício de R$ 400,00 mensalmente para cada um, antes só tínhamos 62 bolsas, assim como o Bolsa Paratleta Amador, que também retomamos. Hoje investimos mais de R$ 84 mil mensalmente com esses programas”, afirmou Ferraz.

Segundo João Muller, esse encontro com os representantes das entidades é muito importante para os desafios de 2021. “Temos mais de 30 modalidades e precisamos que as associações também busquem recursos, além de toda a ajuda que repassamos como pagamento de taxas de federações e arbitragens, transporte para competições oficiais, material esportivo e uniformes para as equipes. Também disponibilizamos mais 8 mil passes mensalmente para que os atletas possam se deslocar para treinamentos, enfim vamos continuar trabalhando sempre para dar melhores oportunidades e condições a todas as modalidades”.

O novo secretário também anunciou que o Serviço de Orientação a Atividade Física (SOAF), programa gratuito e aberto para todas as idades, oferecido antes da pandemia de forma presencial em vários espaços públicos da cidade, agora vai ser realizado virtualmente. “As atividades físicas, as orientações sobre a importância dos exercícios na qualidade de vida, vão ser gravadas pelos professores em estúdio e depois transmitidas pela internet nas nossas redes sociais. Vamos disponibilizar programas para diversas idades. Acreditamos que em fevereiro já conseguimos iniciar esse novo modelo de programa. Na área da cultura já realizamos várias atividades dessa forma e agora vamos também fazer algumas atividades esportivas dessa maneira”, anunciou Muller.

A Secretaria de Esportes e Cultura também prepara um cadastro de atletas da mesma forma que fez com o Cadastro dos Artistas, quando todos da área, por meio do site da Prefeitura, preencheram um formulário com informações da atividade realizada.

BOLSAS

Entre os requisitos para ter direito a bolsa atleta ou paratleta é ser membro de equipe esportiva de qualquer modalidade, vinculada à Secretaria Municipal de Esportes e Cultura e ser aluno regularmente matriculado em instituição de ensino fundamental ou ensino médio, púbica ou privada, ou que já tenha concluído o ensino médio.

Outras informações podem ser obtidas na sede da Secretaria, na rua Dom Pedro II, nº 1.296, no centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h ou das 14h às 18h pelo telefone 3374-3270.