
Ato de início das imunizações ocorreu nesta quinta-feira (21), no Pronto-Socorro do Melhado, com presença do prefeito Edinho, do governador João Doria (PSDB) e autoridades; são 4.080 doses neste primeiro lote da vacinação
Um ato com presenças do prefeito Edinho Silva, do governador João Doria (PSDB) e de outras autoridades marcou o início da vacinação contra a Covid-19 em Araraquara, no Pronto-Socorro do Melhado, na manhã desta quinta-feira (21). Nesta primeira etapa, profissionais de saúde na linha de frente do combate à doença receberão as 4.080 doses da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac) enviadas pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado.
A técnica de enfermagem Vanda Marques dos Reis, de 51 anos, foi a primeira vacinada no município. Ela é servidora pública há 23 anos, sempre atuou nos serviços de urgência e emergência e estava prestes a se aposentar, mas adiou esse objetivo para permanecer no enfrentamento à pandemia. Ela se ausentou somente por 16 dias, quando foi infectada pelo coronavírus e precisou da assistência dos colegas de profissão e de missão.
Sua vacina foi aplicada pela secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, enfermeira de carreira da Prefeitura há 35 anos.
“Foi uma honra, foi um prazer. Fiquei muito feliz não só por ser a primeira imunizada, mas pela vacina. Por trabalhar no polo de triagem da Covid-19 há praticamente um ano, eu sei do sofrimento das pessoas. Fiquei muito contente. No dia 11 vou tomar a segunda dose, se Deus quiser”, afirmou Vanda, que, com a vacina, ficará protegida de um risco de reinfecção da doença.
Logo depois, também foram imunizados a enfermeira Graziele Farias de Almeida, o médico Emerson Ferreira Nascimento e a enfermeira Graziela Aiolla Valério Alves. Após a solenidade, outros profissionais de saúde também receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19.
“Demos mais um passo no enfrentamento à pandemia. Iniciamos o processo de vacinação. A jornada será longa, mas não existe caminhada se não for dado o primeiro passo. Vamos começar imunizando os profissionais de saúde da linha de frente, os mais expostos ao vírus. É um dia histórico para Araraquara”, disse o prefeito Edinho, que destacou o trabalho de combate ao coronavírus e a baixa letalidade da doença no município.
“Esperamos que, até o final de 2021, toda a população de Araraquara seja imunizada, sempre seguindo o plano nacional e o plano estadual de vacinação. Mas isso não significa que vencemos a doença. É importante continuar utilizando máscaras e evitando aglomerações”, complementou o prefeito.
O governador parabenizou o trabalho de todos da linha de frente. “Quero homenagear os técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e também faxineiros, equipes de limpeza, de apoio, da recepção e segurança dessa unidade hospitalar e de todas as outras de São Paulo e do Brasil. Vocês são a linha de frente e ajudam a salvar vidas de brasileiros”, disse João Doria.
Para Eliana Honain, o início da vacinação é um momento emocionante. “É uma vitória do SUS de Araraquara. Fiz questão de aplicar a primeira vacina como um reconhecimento a quem mais se dedica e se expõe, que são os trabalhadores da saúde pública e privada. Minha eterna gratidão aos profissionais que colocam suas vidas em risco em prol do próximo”, declarou a secretária de Saúde.
A campanha de imunização contra a Covid-19 em Araraquara será desenvolvida de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas do Ministério da Saúde e do Governo do Estado. Novas etapas do cronograma e os próximos públicos-alvo da campanha de vacinação serão comunicados oportunamente.
Estiveram presentes no ato de vacinação a vice-presidente da Câmara Municipal, Thainara Faria (PT), além de diversos vereadores; a deputada estadual Márcia Lia (PT); o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; a diretora de Desenvolvimento Regional, Edna Martins; a Dra. Regiane de Paula, responsável pelo Plano Estadual de Imunização; a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Sônia Regina Souza Silva; o diretor do Sesa (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), Walter Figueiredo, a diretora-executiva da Fungota, Lúcia Ortiz; os prefeitos Luizão (Nova Europa), Fabrício Roncolli (Cândido Rodrigues) e Manoel do Vitorinho (Boa Esperança do Sul); o ex-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Massafera; além de secretários municipais e outras autoridades.