CAMINHO DA FÉ | Roselei e Bira recebem visita do idealizador do Ramal Centro Paulista

Na manhã desta terça-feira (26), o idealizador do Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé, de Borborema até São Carlos, Marcio Cardoso de Oliveira, visitou a Câmara Municipal onde foi recebido pelo presidente do Legislativo, Roselei Aparecido Françoso (MDB), e pelo vereador Ubirajara Teixeira – Bira (PSD).

Na ocasião, Marcio explicou que o trecho entre Ribeirão Bonito, São Carlos e Descalvado é um dos maiores do Caminho da Fé e existem poucos pontos de hidratação para os romeiros. “Temos uma distância longa de Ribeirão Bonito, passando por São Carlos até chegar a Descalvado e neste trecho ainda faltam alguns pontos de água para as pessoas que realizam o Caminho da Fé, sendo necessário pensar em alternativas para oferecer água aos peregrinos”, contou.

Roselei gostou de conhecer um pouco mais sobre o Caminho da Fé, principalmente sobre o Ramal que chega até São Carlos. “É muito interessante saber a história e conhecer o idealizador do Ramal Centro Paulista. Com certeza vamos colaborar no que for possível para que os peregrinos tenham sempre uma boa impressão de São Carlos”, disse.

Bira, que é voluntário do Caminho da Fé em São Carlos e já fez o trajeto até chegar ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida em 2019, lembra da emoção que é conseguir concluir e alcançar o objetivo. “Quem faz o Caminho da Fé sabe como é emocionante, cada dia, cada obstáculo superado é sempre uma motivação, e chegar ao Santuário da Mãe Aparecida mostra o quanto a fé é importante em nossas vidas”, destacou.

O vereador Bira também ressaltou que vai lutar para que o Caminho da Fé no perímetro de São Carlos e na região possa continuar e cada vez mais ser melhorado. “Essas observações feitas pelo Marcio vamos lutar para conseguir. Vamos conversar com as pessoas que tem propriedades ao longo do trajeto do Caminho da Fé e buscar apoio”, enfatizou.

O Ramal Centro Paulista do Caminho da Fé tem o início em Borborema e passará por Itápolis, Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul, Trabijú, Ribeirão Bonito e São Carlos, totalizando 207 quilômetros.

Após chegar na Catedral de São Carlos Borromeu, os romeiros continuam percorrendo os outros roteiros que levam até ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida.

SOBRE CAMINHO DA FÉ

O Caminho da Fé possui rotas de estradas rurais sinalizadas para dar estrutura aos que desejam fazer a peregrinação até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida. No Estado de São Paulo existem 10 ramais criados para esta finalidade.

O projeto foi lançado em 2003, na cidade de Águas da Prata, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.