SÃO CARLOS | Airton Garcia assina Termo de Adesão ao Projeto Wi-fi na Praça

O programa oferecido pelo Governo Federal prevê levar internet de banda larga e gratuita para praças e periferias

 

O prefeito Airton Garcia, acompanhado do vice-prefeito Edson Ferraz e do Secretário Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Nino Mengatti, assinou na manhã de quarta-feira (03/02), o termo de adesão junto ao Ministério das Comunicações para a implantação do projeto “Wi-Fi na Praça”, que visa levar internet de banda larga gratuita para os espaços públicos e bairros mais carentes da cidade.

O projeto que faz parte do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), tem como propósito levar conectividade de alta capacidade a todos os locais do país. Por meio da Telebrás, mais de 12.399 antenas para a conexão gratuita de banda larga já foram instaladas, sendo que mais de 80% nas regiões Norte e Nordeste do país. Caso o município seja contemplado com o projeto “Wi-Fi na Praça”, a contrapartida de investimento por parte Prefeitura para a implantação do programa será mínima.

“É uma tecnologia de 4G, com 20 gigabytes de disponibilidade com mais de 200 metros de alcance, que possibilitará a conexão de celulares e tablets de maneira gratuita para toda a população. Em São Carlos prevemos instalar as antenas em mais praças e principalmente na periferia, onde não temos sinal da internet, onde o Conecta São Carlos não chegou. Isso ajudará tanto na capacitação dos profissionais que buscam qualificação na Casa do Trabalhador, como também para os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, já que muitos cursos e aulas atualmente são online”, explicou o secretário Nino Mengatti.

Durante a assinatura do documento que será endereçado ao Ministro das Comunicações Fábio Salustino Mesquita de Faria, o prefeito Airton Garcia salientou que caso o município seja contemplado com o programa, além das praças, a prioridade será levar a internet gratuita para mais pessoas. “Hoje assinamos o termo de adesão e vamos fazer tudo o que for possível para também levarmos essa tecnologia para as periferias”, disse o prefeito.

A partir da assinatura, o termo de adesão será avaliado pelo Governo Federal e a Prefeitura aguardará o chamado do Ministério das Comunicações para a conclusão do processo em Brasília. “É o início de mais um importante projeto para São Carlos, que é levar internet gratuita para as pessoas que não tem condições de pagar um plano. A capital da tecnologia e do conhecimento também tem essa necessidade, foi uma boa decisão do secretário Nino em colocar a cidade como candidata a receber o Wi-Fi nas Praças, e torcemos para receber mais esse benefício”, elogiou Edson Ferraz, vice-prefeito.

CONECTA SÃO CARLOS

O programa “Conecta São Carlos” foi inaugurado em 2015. O sistema oferece acesso à internet de forma gratuita em quatro locais do município: Praça do Mercado Municipal, Praça Coronel Salles, Praça da XV e Estação Ferroviária.