IBATÉ | Secretaria de Saúde amplia pontos de vacinação contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté ampliou nesta segunda-feira, 15, mais dois pontos de vacinação contra a Covid-19, no município. A imunização estava sendo realizada, em sistema drive-thru, apenas na UBS Jardim Icaraí, até na semana passada.

Elaine Sartorelli Breanza, secretária municipal adjunta de Saúde, explica que a cidade segue rigorosamente o calendário estadual de vacinação e, com isso, o público alvo está aumentando. “Ter apenas um ponto de vacinação poderia acarretar em aglomerações, indo totalmente contra as medidas sanitárias e de distanciamento social”, explicou.

A secretária-adjunta explica que na última sexta-feira (12), teve início a imunização dos idosos de 85 a 89 anos e também a segunda dose nos profissionais da área de saúde, e desde o dia 08 de fevereiro, os idosos com 90 anos ou mais, vem sendo vacinados. “O público alvo tem aumentado a cada fase do Plano Estadual de Imunização. Por este motivo, seguindo a determinação do prefeito José Luiz Parella, a Secretaria de Saúde estará disponibilizando as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde [UBS] dos bairros Jardim Cruzado e Popular”, contou.

Ela conta que a vacinação será realizada nas três UBS’s de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, e lembra que todos devem comparecer munidos de documentos pessoais e do comprovante de residência. “A gente pede que as pessoas aptas a tomarem a vacina estejam portando documento com foto e CPF, bem como, um comprovante de residência. Quem quiser também pode fazer o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br para agilizar a imunização”, explica.

Paula Salezzi Fiorani, coordenadora de Vigilância Epidemiológica, lembra que no dia 1º de março está previsto o início da imunização das pessoas de 80 a 84 anos. “De acordo com a Diretoria Regional de Saúde de Araraquara [DRS-III], da qual nosso município faz parte, temos 290 pessoas nessa faixa etária para serem imunizadas”, contou.

A coordenadora lembra que o município já recebeu 1.098 doses de vacinas, sendo 190 da vacina de Oxford/AstraZeneca e o restante da Coronavac. “Desse total, até na manhã desta segunda-feira (15), a Secretaria de Saúde aplicou um total de 796 doses nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários estabelecidos pelo Governo do Estado”, afirmou.

Covid-19 em números

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté, através da Vigilância Epidemiológica e do Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus, divulgou nesta segunda-feira, 15, o Boletim Epidemiológico nº. 59 com o relatório semanal da situação da Covid-19 na cidade.

De acordo com o Boletim, até o último sábado (13), o município tinha 38 casos ativos da doença, o que representava 2,67% dos 1.424 casos positivos. O relatório apresentou que 1.370 já estavam recuperados, ou seja, 96,21%.

Até o fechamento deste Boletim, o município havia registrado 16 mortes por Covid-19. Com isso, a Taxa de Letalidade (relação entre o número de óbitos e o número de casos diagnosticados) era de 1,12% em Ibaté.

A Vigilância Epidemiológica e o Gabinete de Prevenção e Monitoramento do Coronavírus de Ibaté alertam que, neste momento, as medidas sanitárias devem ser mantidas e intensificadas, com o uso de máscaras de proteção facial, álcool em gel 70% para higienização das mãos e evitando aglomerações.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO CONSOLIDADO SEMANA 59