ARARAQUARA | Prefeitura e Governo do Estado anunciam mais 70 leitos para Covid

Município amanheceu nesta terça-feira (16) com colapso no sistema de saúde; isolamento social rigoroso continua sendo fundamental para frear a pandemia

 

A Prefeitura e o Governo do Estado anunciaram nesta terça-feira (16) a abertura de mais 70 leitos para atendimento a pacientes com Covid-19 em Araraquara, devido ao colapso causado pela nova cepa do coronavírus no sistema de saúde.

O investimento foi anunciado em visita do secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, e do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que estiveram em Araraquara e verificaram a estrutura do Hospital da Solidariedade, hospital de campanha de enfrentamento ao coronavírus.

Desses 70 novos leitos, o hospital de campanha receberá 40 (30 UTIs de suporte ventilatório e 10 de enfermaria) e o Pronto-Socorro do Melhado terá mais 30 leitos de enfermaria.

Outros municípios da região também receberão reforço na estrutura, com mais 17 leitos de UTI e 8 de enfermaria na Santa Casa de São Carlos, além de mais 5 leitos de UTI no HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense). O investimento do Governo do Estado será de R$ 1,5 milhão ao mês.

“Neste momento da pandemia, é um avanço importante da assistência hospitalar aqui no município, em parceria com o prefeito Edinho Silva”, afirmou o secretário Marco Vinholi.

Para Gorinchteyn, o investimento nos novos leitos deve ser acompanhado pelo isolamento social rígido. “A ampliação do número de leitos, a melhora da qualidade da assistência, inclusive com respiradores e ventiladores emergenciais que já foram entregues e deverão ser implementados nas próximas semanas, darão a possibilidade de que nenhum munícipe deixe de ser acolhido quando procurar uma unidade de saúde. Em paralelo, as medidas estabelecidas pelo prefeito Edinho são importantes para a redução da circulação do vírus”, disse o secretário de Saúde do estado de São Paulo.

“A nova cepa traz uma atenção. Apesar de não termos documentação e trabalhos científicos, existe a sugestão de que a cepa tenha uma transmissão muito maior e o acometimento de pessoas mais jovens e com gravidade. Temos que fazer com que a população nos apoie [no isolamento]”, complementou Gorinchteyn.

Situação gravíssima

O prefeito Edinho agradeceu ao governador João Doria (PSDB) e aos secretários estaduais pelo apoio à região de Araraquara e destacou o momento gravíssimo da pandemia.

“Agradeço ao Jean e Vinholi pelo gesto de solidariedade. Agradeço ao governador João Doria pela forma com que tem tratado os municípios no enfrentamento à pandemia de forma republicana, não enxergando coloração partidária, e sim os interesses da população do estado de São Paulo”, disse o prefeito.

“Hoje [terça], a cidade amanheceu tecnicamente com o sistema de saúde em colapso, porque nós tínhamos pacientes aguardando leitos e nenhum leito a ser ofertado. É uma situação de extrema gravidade e que exige o sacrifício do isolamento social para reduzir a contaminação e a pressão sobre leitos”, declarou.

Edinho voltou a pedir a união de toda a população no cumprimento do ‘lockdown’ (ou seja, só sair de casa se for em caso de extrema necessidade). “Estamos diante de uma situação grave. E só a união, a união de todos, é que vai fazer com que a gente passe por esse período e saia mais forte. Estamos gerando leitos para não faltar assistência, mas a população precisa fazer sua parte.”

A secretária municipal de Saúde, Eliana Honain, também agradeceu o apoio na abertura dos novos leitos. “É extremamente importante a presença dos dois secretários estaduais em Araraquara. Eles viram o nosso esforço no enfrentamento da pandemia e aprovaram as nossas medidas de contenção da transmissão do vírus. Nossa gratidão ao Governo do Estado por nos oferecer ajuda neste momento tão importante”, afirmou Eliana.

A visita dos secretários ao hospital de campanha foi acompanhada pela vereadora e vice-presidente da Câmara, Thainara Faria (PT), pelo vereador João Clemente (PSDB) e pela diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS 3), Sônia Regina Souza Silva.