ECONOMIA | São Carlos cumprirá nova determinação do Plano São Paulo

A nova restrição anunciada pelo Governo do Estado restringe a partir desta sexta-feira (16) a circulação de pessoas das 23h às 5 horas

 

Além do que determina a Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate ao coronavírus e do decreto municipal de prevenção à disseminação do coronavírus (COVID-19) para as atividades religiosas no município, a cidade de São Carlos, adota a partir de sexta-feira (26/02), o sistema de “restrição de circulação de pessoas” entre 23h e 5h. A nova medida anunciada pelo governador João Dória (PSDB), também é válida para todas as cidades do estado e segue até o dia 14 de março. O objetivo do toque de restrição é endurecer a fiscalização contra aglomerações e eventos ilegais ou proibidos aos finais de noite e madrugadas.

De acordo com anúncio do estado junto aos municípios, a medida se faz necessária devido ao aumento significativo da doença em todo o estado, sendo que em cidades da região de São Carlos, a ocupação dos leitos de UTI/SUS chega a 100%, e evitar que a segunda onda de contaminação cause um colapso no sistema de saúde. Sendo assim fica restrito a circulação de pessoas entre 23h e 5h; a proibição de aglomerações em qualquer horário com multa por descumprimento do Plano São Paulo. Serviços essenciais continuarão a funcionar normalmente, inclusive durante o horário restrito. Não haverá advertência, multa ou impedimento à circulação de trabalhadores. Em São Carlos as denúncias de festas clandestinas e aglomerações podem ser feitos por meio do telefone 153.

SOBRE A COVID NO ESTADO E NO MUNICÍPIO

O estado de São Paulo tem um total de 2 milhões de casos confirmados de COVID-19 com 58.528 óbitos causados pela doença. A taxa de ocupação em leitos de UTI está em 69,3%, com 6.657 pessoas internadas pela COVID-19 em todo o estado. Em algumas cidades da região, pertencentes ao DRS III (Departamento Regional de Saúde), a qual São Carlos pertence, não há mais leitos de UTI/SUS. Durante última reunião realizada pelo Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus na segunda-feira (22/02) com representantes da Santa Casa, do Hospital Universitário (HU), da Unimed e do DRS III (Departamento Regional de Saúde) foi discutido os números da COVID-19 na cidade, diante ao aumento expressivo de casos positivos da doença e de internação. Já foram registrados 135 óbitos no município.

Segundo análise sobre a evolução da doença apresentada pela Santa Casa, em São Carlos, no ano de 2020, a média de casos nunca ultrapassou 40 novos casos. Na primeira quinzena de janeiro deste ano, esse valor se elevou em até 3 vezes, sendo que a média no dia 18 de fevereiro chegou a 110 novos casos. O aumento de novos casos vem acompanhado do crescente na média móvel de óbitos, sendo que o município já chegou a registar até 3 óbitos em um mesmo dia, diferente cenário de 2020 quando ficou até 10 dias sem registro de mortes pela doença.

Já o relatório do Hospital Universitário, aponta que desde o início deste ano o hospital está constantemente com 100% de ocupação dos leitos UTI/SUS de pacientes em tratamento pela COVID-19.

Já o vice-presidente da Unimed, Drº Ivan Linjardi, disse que esse ano de 193 pacientes internados, 132 já chegaram com diagnóstico positivo para COVID-19 e 15 pacientes foram a óbito no hospital da cooperativa médica.

De acordo com o acordo com o coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, Mateus de Aquino, além da situação do município e da região diante a preocupante ocupação nos números de leitos UTI/SUS, São Carlos tem uma determinação judicial que obriga o município seguir o que determina o Plano São Paulo, para ele, a nova determinação do estado no enfrentamento da pandemia irá ajudar a regrar uma parcela da população, que infelizmente não respeita os cuidados contra a doença. “Agora vamos aguardar a publicação do decreto do Governo do Estado para detalhamento das novas medidas”.