EDUCAÇÃO | Gavião Peixoto adota o Ludo Educativo na rede de ensino

Gavião Peixoto (SP) é o mais novo município a adotar o Ludo Educativo na rede municipal de ensino. A decisão ficou acertada em reunião virtual realizada nessa terça-feira (23) com a participação do professor Elson Longo, diretor do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF/FAPESP); a professora Sonia Regina Mattiassi Neves, secretária municipal de Educação; os professores, diretores e coordenadores Sérgio Chaves Jardim, Silvia Giro, Marcela Messi Pomim, Michele Cermeviva, Sueli Benedita Pedro Oliveira, Guta Nb; o diretor da Aptor Software, Leandro D’Agostino Amaral e o desenvolvedor de jogos, Otávio Sumi.

A Indicação para a implantação do Ludo Educativo em Gavião Peixoto foi apresentada pela vereadora Lilian Barsaglini Justino, após receber a sugestão de Ailton José Moreira, natural de Gavião Peixoto, que é Doutor em Química e pesquisador do CDMF sob a supervisão do Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira.

No documento encaminhado ao prefeito, a vereadora destacou que “a parceria tem como objetivo garantir o processo de desenvolvimento, ensino e aprendizagem dos alunos da rede municipal contribuindo para a manutenção de seus vínculos com as escolas, professores e educadores, especialmente diante do atual contexto de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19”.

A plataforma Ludo Educativo de aprendizado colaborativo é um projeto de extensão universitária fruto de parceria entre o CDMF, um os Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e a Aptor software, uma spin-off do centro de pesquisa.  A plataforma conta com mais de 50 jogos que têm como objetivo divertir e fixar conteúdos de áreas variadas, entre elas história, matemática, química, nutrição, preservação ambiental, controle de doenças e vacinas.

O Ludo Educativo já foi adotado também nas redes municipais de ensino de São Carlos e Araraquara.

CDMF

Com sede na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o CDMF é um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e recebe também investimento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a partir do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN).