ARARAQUARA | Segurança Pública faz balanço positivo sobre ação do Exército

A exemplo de 2020, processo de sanitização contra a Covid-19 é realizado na cidade por equipes do RCMec de Pirassununga

 

O secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, coronel João Alberto Nogueira Junior, faz um balanço positivo sobre o trabalho de combate à Covid-19 realizado na semana passada, em Araraquara, por homens do 13º Regimento de Cavalaria Mecanizada (13º RCMec do Exército Brasileiro), sediado em Pirassununga.

Entre a terça-feira (23 de março) e domingo (28), equipes do Exército realizaram procedimentos de sanitização em vários locais públicos da cidade, com aplicação de produtos à base de cloro e água sanitária, além de álcool 70% (conforme o local), que combatem o coronavírus.

“É uma avaliação extremamente positiva, em face do momento em que estamos vivenciando, de agravamento da pandemia. Esse trabalho veio colaborar com mais medidas preventivas para evitar uma maior contaminação da população”, afirma o secretário João Alberto, ao lembrar que ações semelhantes foram realizadas também no ano passado em Araraquara pelo 13º  RCMec.

Com apoio da Defesa Civil Municipal (órgão da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública), as ações envolveram as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Vila Xavier, Central e Valle Verde, Unidade de Retaguarda do Melhado, Hospital de Solidariedade, Terminal Rodoviário de Passageiros e Terminal Central de Integração (TCI).

Também foram envolvidos nas operações as sedes locais do 13º Batalhão da Polícia Militar (13º BPMI), 1ª e 3ª Companhias de Polícia Militar, Praça Santa Cruz e ruas São Bento e Nove de Julho, entre as avenidas José Bonifácio e Portugal, no Centro.

Vale ressaltar que a presença do Exército em Araraquara deu-se por solicitação da Prefeitura, via Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, Gerência Estadual de Proteção e Defesa Civil Municipal.

Vigilância

Também vale destacar que outra frente de combate à Covida-19 é realizada duas vezes por semana em Araraquara por equipes da Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Municipal de Saúde.

Todas as terças e sextas-feiras, utilizando o produto quaternário de amônia, a sanitização é realizada nas imediações e no estacionamento da UPA da Vila Xavier.

Esse procedimento que começou no ano passado, após o início da pandemia, também é realizado diariamente pela Vigilância nas ambulâncias do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.