COVID | Araraquara registrou mais 03 mortes e 84 casos positivos nesta quinta-feira (18)
O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público nesta quinta-feira, dia 18 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde inicia hoje a vacinação contra Covid-19 dos idosos com 72 anos ou mais.
O cronograma de vacinação é elaborado pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, tendo como base os planos de imunização do Governo do Estado e do Ministério Público e o quantitativo de doses de vacina encaminhadas ao município pelo Departamento Regional de Saúde.
Com a entrega de 5.460 doses de Coronavac, o cronograma está avançando para idosos com idade a partir de 72 anos. Eles já podem se dirigir ao drive-thru do Sesc e na unidade do Sesa, das 8 às 16 horas.
Nas unidades de saúde do Jardim Iedda, da Vila Xavier ou ao estacionamento da UPA do Valle Verde, o horário da vacinação passa a ser das 8 às 15 horas.
Além desses, o drive-thru instalado na sede da Vigilância em Saúde, no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), antigos pavilhões da Facira, está realizando a imunização das 9 às 15 horas, em parceria com a Unip.
Também está sendo aplicada nestes pontos a segunda dose de Coronavac em idosos. Portanto, é importante que todas as pessoas que estão sendo imunizadas com a primeira dose fiquem atentas às informações que constam no cartão de vacinação, porque lá estão indicadas a data da segunda dose e o laboratório da vacina (Butantan ou Fiocruz).
É preciso apresentar documento com CPF e comprovante de endereço atualizado.
E, embora não seja obrigatório, para agilizar o processo de triagem, a orientação é que as pessoas façam o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo.
O cronograma municipal é divulgado nas mídias oficiais da Prefeitura.
Situação epidemiológica
Araraquara registrou nesta quinta-feira, dia 18 de março, mais 84 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 21% de 394 amostras analisadas na Unesp e na UPA da Vila Xavier. Portanto, agora são 16.429 casos em Araraquara.
Do total de confirmados, 495 permanecem em quarentena e 15.632 já saíram. Aguardam resultado de exames 515 amostras.
Hoje, 175 pacientes estão internados. Destes, 101 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 96 confirmados. E 74 estão na UTI – 1 suspeito e 73 confirmados. Do total de 175 internados, 125 são moradores de Araraquara e 50 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.
Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 67% de leitos de enfermaria e 84% de UTI.
Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 16 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 21 pacientes e o Hospital de Campanha tem 49 pacientes.
Foram notificados, até o momento, 302 óbitos decorrentes de Coronavírus.
Os 3 óbitos mais recentes são:
- Mulher de 78 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada em 9 de março.
- Mulher de 65 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada em 5 de março.
- Mulher de 82 anos, com comorbidades, internada em unidade da rede pública em 18 de março.
Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.
Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).
As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e na página do Facebook chamada Prefeitura de Araraquara.