COVID | Araraquara registrou 03 óbitos e mais 4 casos nesta segunda-feira (22)

boletim-araraquara-22032021

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, se reuniu nesta segunda-feira, dia 22 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

A Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública divulga hoje, conforme faz semanalmente, o balanço das ações de fiscalização realizadas pela força-tarefa que envolve equipes da Guarda Civil Municipal, fiscais das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica e equipes do Procon, com apoio da PM.

De 15 a 21 de março de 2021 foram realizadas 623 ações de fiscalização. Destas, 216 foram registradas durante o fim de semana, de 19 a 21 de março. Os locais fiscalizados de 15 a 21 de março foram os seguintes:

  • Estabelecimentos comerciais: 369
  • Bares/ restaurantes/ lanchonetes/ similares: 64
  • Pesque-pagues – 2
  • Shoppings/ lojas âncoras/ Mercado Municipal/ atacadistas/ varejistas e supermercados de grande porte: 45
  • Construção Civil: 17
  • Bancos: 46
  • Lotéricas/ órgãos públicos: 20
  • Áreas de lazer/chácaras/campo de futebol: 7
  • Residências/ condomínios/ repúblicas: 22
  • Praças/áreas públicas: 25
  • Igrejas: 6

Destas ações foram adotados os seguintes procedimentos:

  • Averiguações: 604
  • Notificação de orientação/pessoa jurídica: 3
  • Auto de constatação: 8
  • Boletim de ocorrência: 7
  • Auto de infração (multas): 15
  • Auto de infração com fechamento do estabelecimento: 1

E a força-tarefa está nas ruas fiscalizando o cumprimento do decreto municipal que entrou em vigor no dia 15 de março e que, entre outros pontos, proíbe, das 20 às 5 horas, a circulação de pessoas e veículos sem finalidade relativa à utilização ou à prestação dos serviços essenciais permitidos no documento, sob pena da aplicação das penalidades previstas na Lei nº 9.931, de 25 de março de 2020.

De acordo com balanço da força-tarefa, dos dias 15 a 21 de março, foram abordados 478 veículos em bloqueios realizados em diferentes pontos da cidade. Nestas abordagens, foram registradas 7 notificações de pessoas que não justificaram a circulação. Os que não apresentarem justificativa têm até 10 dias para apresentar o documento na sede da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Todas as orientações necessárias são dadas no momento da notificação.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou nesta segunda-feira, dia 22 de março, mais 4 casos de Coronavírus positivados nos serviços públicos de saúde e 24 amostras positivadas em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 28 novos casos. Portanto, agora são 16.751 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 445 permanecem em quarentena e 15.994 já saíram. Aguardam resultado de exames 239 amostras.

Hoje, 182 pacientes estão internados. Destes, 99 estão em enfermaria – 5 suspeitos e 94 confirmados. E 83 estão na UTI – 1 suspeito e 82 confirmados. Do total de 182 internados, 97 são moradores de Araraquara e 85 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 68% de leitos de enfermaria e 87% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 20 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 16 pacientes e o Hospital de Campanha tem 44 pacientes.

Foram notificados, até o momento, 312 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os 3 óbitos mais recentes são:    

  1. Mulher de 65 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 7 de março.
  2. Mulher de 77 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública desde o dia 3 de março.
  3. Homem de 52 anos, sem comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 29 de janeiro.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.