PANDEMIA | Ciesp São Carlos apoia novas medidas de restrição na cidade

CIESP06

A Diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP),  Regional São Carlos, apoia as novas medidas restritivas anunciadas pela  Prefeitura nesta semana, que serão adotadas em São Carlos a partir  deste sábado (27), e ressalta que desde o início da pandemia, o setor  industrial se mobilizou rapidamente para implementar rigorosos  protocolos de segurança à Saúde.  

Todas as indústrias, em especial aquelas com maior número de  colaboradores, passaram a integrar os protocolos na gestão de segurança  do trabalho e higiene ocupacional, enfatizando o uso de EPIs e de  equipamentos de esterilização, instalando proteções adicionais entre  trabalhadores, promovendo higienização constante de ambientes,  transporte dos colaboradores com menor ocupação no veículo e mais  espaçamento entre eles, trabalho remoto para aqueles que são do grupo  risco e treinamentos no combate a agentes biológicos.  

Preocupada com a vida integral de seus trabalhadores, composta  também pela convivência em seus lares, a indústria buscou transmitir  esse conhecimento aos seus familiares, para ampliar a segurança  daqueles que precisam sustentar suas famílias, manter sua saúde mental  e defender a economia da nossa região e do nosso país.  

Diante do aumento dos índices de contaminação da Covid-19 em nossa  cidade e na região, o CIESP reforça o seu apoio às iniciativas das  autoridades municipais e solicita às indústrias um novo esforço para ajudar  a diminuir essa estatística, adotando todas as medidas possíveis para evitar  a circulação de pessoas e ampliar ainda mais o isolamento social, tido  como medida fundamental para evitar a disseminação do novo coronavírus  e, em especial, da nova cepa.  

Entre as medidas que poderiam ser retomadas nesse momento, sugerimos  que as indústrias liberem os colaboradores, na medida do possível, para  realizar o trabalho em home office e façam redução de jornada e turnos de  trabalho de modo a aumentar o distanciamento e reduzir a circulação de  trabalhadores neste momento. Sabemos que esta é uma questão que deve  ser analisada e definida conforme o perfil de cada empresa, mas  ressaltamos a importância de que essas medidas sejam revistas nesse  momento.  

A Diretoria do CIESP destaca que a indústria vem apresentando baixo índice  de contaminação em seus trabalhadores e de transmissão no ambiente de  trabalho, conforme levantamento de dados em andamento. Neste  momento de incertezas econômicas, a indústria vem mantendo e gerando  novos postos de trabalho, o que enfatiza a importância de manter esse  setor essencial da economia em atividade.  

Vamos continuar esse enfrentamento contra a pandemia com todos os  cuidados necessários, garantindo o emprego do trabalhador, a sua  autoestima, o abastecimento de nossa sociedade e a economia de nossa  cidade.