SAÚDE | Araraquara volta a registrar mortes por Covid-19; cidade teve 6 óbitos neste sábado

boletim-araraquara-27032021
Cidade registrou ainda mais 124 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 20% de 609 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde

 

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste sábado, dia 27 de março de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

O Comitê reforça que continuam vigorando as regras e medidas sanitárias descritas em decreto municipal, cujo objetivo é manter o isolamento social e impedir que a pandemia cresça entre os moradores de Araraquara, levando ao colapso o sistema de saúde.

Informa ainda que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco, suspendeu neste sábado uma liminar concedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Araraquara e manteve a proibição de atendimentos presenciais no comércio de Araraquara.

A medida restritiva está prevista em decreto municipal e no decreto do Governo do Estado que estabelece a fase emergencial do Plano São Paulo, com objetivo de combater a transmissão da Covid-19.

O desembargador levou em conta que o Estado de São Paulo, bem como o Município de Araraquara, em harmonia com suas particularidades, podem editar normas específicas a respeito do combate à pandemia, que prevalecem. E, no que toca ao município, o ato normativo está justificado pela realidade local, extremamente preocupante.

As análises da situação epidemiológica do município, que regem todas as ações de enfrentamento adotadas, são feitas diariamente por este Comitê, como como foco o controle da pandemia.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste sábado, dia 27 de março, mais 124 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 20% de 609 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde. Além destes, mais 19 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 143 novos casos. Portanto, agora são 17.100 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 375 permanecem em quarentena e 16.401 já saíram. Aguardam resultado de exames 297 amostras.

Hoje, 194 pacientes estão internados. Destes, 106 estão em enfermaria – 7 suspeitos e 99 confirmados. E 88 estão na UTI – 2 suspeitos e 86 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 73% de leitos de enfermaria e 91% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 21 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 20 pacientes e o Hospital de Campanha tem 51 pacientes.

Do total de 194 internados, 97 são moradores de Araraquara e 97 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 44 estão em Enfermaria e 53 estão em UTI.

Os 97 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (14), Araras (3), Borborema (2), Gavião Peixoto (2), Ibaté (5), Ibitinga (3), Jaboticabal, Jaciara, Jardinópolis, Leme (3), Macatuba, Maracaí, Motuca, Naviraí, Nova Europa (6), Palmas (TO), Parisi, Piracicaba, Pitangueiras, Quirinópolis (GO), Rincão (7), Santa Bárbara do Oeste, Santa Lucia (2), Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos (27), São Gabriel do Oeste (MS), São José do Rio Preto, Tabatinga (4), Taquaritinga, Valentim Gentil e Viradouro.

Foram notificados, até o momento, 324 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os seis óbitos mais recentes são:

  1. Homem de 32 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 9 de fevereiro.
  2. Homem de 69 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 15 de março.
  3. Homem de 45 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 23 de fevereiro.
  4. Mulher de 64 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede pública no dia 14 de março.
  5. Mulher de 45 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 18 de março.
  6. Mulher de 57 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede privada desde o dia 26 de março.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.