SAÚDE | Prefeitura adquire Arco Cirúrgico de última geração para o Hospital de Ibaté

O Hospital Municipal de Ibaté recebeu, na semana passada, um Arco Cirúrgico de última geração que possui sistema de imagem de alta resolução. O equipamento foi adquirido por meio de um convênio entre a Prefeitura de Ibaté e o Governo Estadual, no valor de R$ 300.000,00.

A conquista é fruto de uma visita do deputado estadual Rodrigo Moraes, no ano de 2019, ao Consultório de Tratamento do Pé Torto Congênito, instalado no Ambulatório Médico Municipal “Dr. Ivo Morganti”, em parceria com o Rotary Club Internacional, que atende pacientes de forma 100% gratuita, através do Método de Ponseti. O parlamentar destinou R$ 200 mil e o restante foi contrapartida do município.

Ricardo Innecco de Castro, médico ortopedista da rede municipal da Saúde, explica que o Arco Cirúrgico produz imagens digitais em tempo real, permitindo realizar as cirurgias em menos tempo e de forma menos traumática e dolorosa aos pacientes. “Esse aparelho vai oferecer melhores condições durante os procedimentos, uma vez que, possui alta potência e resolução, permitindo a realização de procedimentos diagnósticos e de intervenções com resultados melhores e mais confiáveis”, contou. 

O ortopedista explica que um Arco Cirúrgico é uma peça fundamental na cirurgia ortopédica. “Conseguimos, por meio das imagens digitais, visualizar com mais exatidão onde estão as fraturas, sem a necessidade de realizar grandes cortes cirúrgicos. São feitos apenas pequenos furos por onde passam fios metálicos, pinos e parafusos. Com essa tecnologia diminuímos o tempo cirúrgico e, consequentemente, os riscos de infecção”, explicou.

Ricardo Innecco ressalta que o hospital tem a perspectiva de iniciar cirurgias de pequeno porte. “Esse Arco Cirúrgico possibilita que os procedimentos cirúrgicos ortopédicos de pequeno porte, que eram encaminhados para referências, agora possam ser realizados aqui no hospital”, afirmou.

Além dos procedimentos ortopédicos, o Arco Cirúrgico também pode ser utilizado em outras cirurgias, de média e pequena complexidade, que são realizadas no hospital.

O prefeito José Luiz Parella destaca que a saúde sempre foi prioridade dentro da sua gestão. “Sabemos que tudo que se faz na saúde, não basta. Investimos mais que o dobro do que a Lei de Responsabilidade Fiscal exige em Saúde, que é de 15% do orçamento. Porém, sempre há reclamação”, lembrou. “Vamos continuar trabalhando para melhorar a cada dia, o atendimento à nossa população que precisa do SUS. Estamos passando por um momento muito difícil, por conta da pandemia do novo Coronavírus, mas, graças ao nosso trabalho incansável, não faltam médicos, remédios, medicamentos e oxigênio para atender aqueles que precisam. Seguimos firmes, com muita fé em Deus, para que tudo isso acabe logo”, finalizou.