ARARAQUARA | Profissionais da segurança pública começam a ser vacinados contra a Covid-19 nesta segunda

Vacinação desses profissionais será feita no 13 BPM/I, em esquema organizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública

 

Terá início nesta segunda-feira (5) a vacinação contra a Covid 19 dos profissionais da segurança pública, em cumprimento ao plano de imunização do governo do Estado de São Paulo.

De acordo com informações do governo estadual, a Secretaria da Segurança Pública desenvolveu um sistema próprio para a vacinação de todos os profissionais da ativa das polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, Corpo de Bombeiros, Guardas Civis Metropolitanas e polícias Federal e Rodoviária Federal que atuam no Estado de São Paulo, com início neste dia 5 de abril.

Em Araraquara, a imunização desses profissionais será realizada na sede do 13 Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I), das 7h30 às 15 horas, até o próximo dia 12 de abril, de segunda a sexta-feira.

Foram destinadas, somente para este fim, 1.310 doses de vacina Coronavac entregues pelo Departamento Regional de Saúde (DRS- Araraquara), órgão do governo do estado responsável pela distribuição de remessas de vacina ao município.

Com essa organização própria, o objetivo da Secretaria Estadual de Segurança Pública é ter maior controle dos profissionais que serão vacinados. Assim, a pasta também contribui para reduzir o número de pessoas nos pontos de vacinação do município, evitando aglomerações.

A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições. Para participar, todos terão de realizar um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br

Imunização dos idosos

Paralelamente à vacinação dos profissionais da segurança pública, que ocorrerá somente no 13 BPM, a Secretaria municipal da Saúde dará continuidade à imunização dos idosos do município, com a aplicação da segunda dose em idosos e imunização dos maiores de 68 anos que ainda não tomaram a primeira dose.

Os idosos poderão procurar imunização, de segunda a sexta-feira, nos pontos instalados na unidade de saúde do Sesa e nas unidades básicas de saúde do Jardim Iedda, da Vila Xavier e estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8 às 15 horas. Outras opções são o drive-thru do Sesc, onde as equipes de saúde permanecem sempre das 8 às 16 horas, e o drive-thru instalado na sede da Vigilância em Saúde, no CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), antigos pavilhões da Facira, das 9 às 15 horas.

É preciso apresentar RG e CPF, além de comprovante de endereço atualizado.

Até o momento, foram aplicadas 43.727 doses da vacina no município, sendo que 33.197 pessoas receberam a primeira dose e 10.530 a segunda dose. Os dados são atualizados e divulgados no Vacinômetro do Governo do Estado (https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro).

Cabe destacar que o município é o que mais aplicou doses no Departamento Regional de Saúde (DRS – Araraquara) até o momento.

Em 29 de março, iniciou a vacinação dos idosos com 68 ou mais, se antecipando ao plano de imunização do Estado, que começou a oferecer a vacina no dia 2 de abril esta faixa etária.

O cronograma municipal vem sendo elaborado pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, com base os planos de imunização dos governos estadual e federal e, principalmente, nas entregas de novas remessas do Governo do Estado de São Paulo, por meio da DRS.

As informações sobre o cronograma de imunização municipal são divulgadas nas mídias oficiais da Prefeitura.