COVID | Araraquara registrou mais 02 mortes e 58 casos positivos neste domingo (4)

O Comitê de Contingência do Coronavírus Araraquara, instituído por decreto municipal, vem a público neste domingo, dia 4 de abril de 2021, para novas deliberações sobre as medidas de combate à transmissão da Covid-19.

Começa a vigorar amanhã, segunda-feira, dia 5 de abril, o decreto municipal nº 12.525, de 26 de março de 2021, atendendo determinação do governo do Estado de São Paulo, que estendeu a fase emergencial em todos os municípios do Estado de São Paulo até dia 11 de abril.

O documento, que foi publicado nos Atos Oficiais no último dia 27 de março, cria também alguns ajustes nas normas e regras para o funcionamento de atividades econômicas no município.

A pandemia continua e todos devem seguir rigorosamente as normas sanitárias apontadas no decreto, para que o município consiga manter os atuais índices favoráveis que foram alcançados com o sacrifício de todos. O foco é manter a atenção e retomar as atividades econômicas no município aos poucos e com muita responsabilidade.

Todas as informações sobre o decreto municipal que entra em vigor nesta segunda e o documento, na íntegra, estão no site da Prefeitura.

Situação epidemiológica

Araraquara registrou neste domingo mais 45 casos positivos de Coronavírus o equivalente a 28% de 160 amostras analisadas nos serviços públicos de saúde. Além destes, mais 13 foram positivados em laboratórios da rede complementar particular, totalizando 58 novos casos. Portanto, agora são 17.559 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 253 permanecem em quarentena e 16.971 já saíram. Aguardam resultado de exames 113 amostras.

Hoje, 182 pacientes estão internados. Destes, 97 estão em enfermaria – 12 suspeitos e 85 confirmados. E 85 estão na UTI – 7 suspeitos e 78 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 68 % de leitos de enfermaria e 92% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 15 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 14 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

Do total de 182 internados, 74 são moradores de Araraquara e 108 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 55 estão em Enfermaria e 53 estão em UTI.

Os 108 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (12), Araras (2), Boa Esperança do Sul, Borborema, Cuiabá (MT), Gavião Peixoto, Guaíra (2), Guatapará, Ibaté (4), Ibitinga (4), Itápolis (2), Jaciara,  Leme (4), Marília, Matão (2), Motuca (2), Naviraí, Nova Europa (3), Pirassununga, Porto Ferreira, Rincão (10), Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lucia (4), São Carlos (31), São Gabriel do Oeste (MS), São José do Rio Preto, Tabatinga (9), Tambau e Viradouro.

Foram notificados, até o momento, 335 óbitos decorrentes de Coronavírus.

Os dois óbitos mais recentes são:

  1. Homem de 59 anos, com comorbidades, internado em hospital da rede pública desde o dia 23 de março.
  2. Mulher de 60 anos, com comorbidades, internada em hospital da rede privada desde o dia 28 de março.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.