IBATÉ | Guarda Civil Municipal e policiais começam a ser vacinados no 38º BPM-I

Profissionais das forças de segurança pública de Ibaté, que compõem a linha de frente na prestação de serviços essenciais à população, começaram a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, nesta segunda-feira (05).

A imunização está sendo realizada na sede do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), na cidade de São Carlos. Serão contemplados policiais militares da Infantaria, Corpo de Bombeiros e Policiamento Ambiental, Polícia Civil, Polícia Técnica Científica e Guardas Municipais.

Além de Ibaté, os profissionais de segurança das cidades de São Carlos, Ribeirão Bonito, Dourado, Descalvado, Santa Rita do Passa Quatro e Porto Ferreira, receberão a vacina no 38º BPM-I.

A vacinação é exclusiva aos profissionais da ativa das instituições. Para participar, todos terão de realizar um cadastro prévio pelo site https://vacinaja.sp.gov.br

O comandante da Guarda Civil Municipal de Ibaté, Vitor Reis, conta que, no total, 37 agentes serão vacinados. “Na manhã desta segunda, já foram vacinados dez. Durante esta semana, estaremos encaminhando nossos GCM’s ao 38º, de acordo com escala enviada pelo próprio Batalhão, para que possam receber a primeira dose da vacina”, explicou.

Além de atuar na escolta das vacinas, que são encaminhadas diariamente para as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, a Guarda Municipal de Ibaté também realiza operações visando o cumprimento do Plano São Paulo, do governo estadual, que impõe medidas de restrições em combate ao aumento da pandemia em todas as cidades do Estado. “Ao lado das polícias Civil e Militar, nossa corporação também atua para inibir a prática de outros ilícitos no município. Sabemos que essa não é a principal função da GCM, porém, além de cuidarmos dos prédios e espaços públicos, a gente tem uma grande parceria com as forças de segurança da nossa cidade”, afirma o comandante Vitor. 

De acordo com o comandante do Pelotão de Polícia Militar da cidade, tenente Vagner Regazzoni, dezenove militares deverão receber a primeira dose da vacina, durante essa semana. Já na Polícia Civil de Ibaté, sete agentes deverão ser imunizados, segundo contou o investigador policial, Adegas Martinelli.

A vacinação será realizada de 05 a 09 de abril e, de acordo com a Secretaria Municipal de São Carlos, a previsão é imunizar 820 profissionais das forças de segurança pública.