PANDEMIA | Araraquara registra mais 01 óbito e 72 novos casos positivos

Araraquara registrou nesta segunda-feira mais 4 casos positivos de Coronavírus nos serviços públicos de saúde, o equivalente a 18% de 22 amostras analisadas.

Além destes, foram mais 8 positivados em laboratórios da rede complementar particular e mais 60 positivados de 607 amostras coletadas na praça Santa Cruz, na última semana, totalizando 72 novos casos. Portanto, agora são 18.095 casos em Araraquara.

Do total de confirmados, 355 permanecem em quarentena e 17.395 já saíram. Aguardam resultado de exames 104 amostras.

Hoje, 166 pacientes estão internados. Destes, 82 estão em enfermaria – 11 suspeitos e 71 confirmados. E 84 estão na UTI – 1 suspeito e 83 confirmados.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 52% de leitos de enfermaria e 93% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 12 pacientes internados com Covid-19, a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 13 pacientes e o Hospital de Campanha tem 45 pacientes.

Do total de 166 internados, 80 são moradores de Araraquara e 86 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 36 estão em Enfermaria e 50 estão em UTI.

Os 86 pacientes de outros municípios residem em Americana, Américo Brasiliense (5), Araras, Barra Bonita, Brotas, Capivari, Descalvado (2), Dourado, Gavião Peixoto (3), Guarantã, Guarapinga, Ibaté (4), Ibitinga (2), Itápolis, Jardinópolis, Leme, Matão, Motuca, Nova Europa (4), Olímpia, Pitangueiras, Porto Ferreira (2), Ribeirão Bonito, Rincão (8), Rio de Janeiro, Santa Cruz das Palmeiras (2), Santa Lucia (4), São Carlos (27), São Gabriel do Oeste (MS) e Tabatinga (5).

Araraquara registrou, até o momento, 345 óbitos decorrentes de Covid-19.

O óbito mais recente é de uma mulher de 51 anos, sem comorbidades, internado em hospital da rede pública no dia 10 de abril.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

E continua também a vacinação dos profissionais da educação, somente no drive-thru do Cear, e dos maiores de 68 anos e aplicação de segunda dose em idosos nos pontos instalados na unidade de saúde do Sesa e nas unidades do Jardim Iedda, da Vila Xavier e no estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8h às 15h. Também no drive-thru do Sesc, das 8h às 16h, e no drive-thru do CEAR, das 9h às 15h. É preciso apresentar RG e CPF, além de comprovante de endereço atualizado. E nos drive-thru do Sesc e no Cear, também há possibilidade de doar um quilo de alimento.

É importante que todos os idosos que já tomaram a primeira dose fiquem atentos à data da aplicação da segunda dose que está indicada no cartão de vacinação.

Araraquara já aplicou 47.414 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 34.525 da primeira dose e 12.889 da segunda dose.

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.