IBATÉ | Saúde continua vacinando profissionais da Educação contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté iniciou no sábado, 10 de abril, a vacinação contra a Covid-19, nos profissionais da Educação com 47 anos ou mais, que atuam nas escolas municipais, estaduais e/ou particulares de Ibaté.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, esses profissionais passaram por um rígido sistema de seleção até  receberem a validação do seu cadastro. “Além do RG e CPF, o profissional deverá apresentar o comprovante ‘VacinaJá Educação’, no momento da vacinação. Este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade. Caso o usuário não apresente este comprovante, ele não poderá ser vacinado”, enfatiza.

A imunização continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, porém, com horário diferenciado: das 8h às 12h. “Faremos a vacinação contra a Covid-19 apenas no período da manhã, pois agora estamos com a Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1. Por esse motivo, a alteração no horário de imunização”, explicou a secretária municipal de Saúde.

De acordo com levantamento das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, cerca de 230 profissionais estão aptos para serem imunizados. “Até a manhã desta terça-feira, 176 profissionais foram vacinados. Pedimos a todos que já tenham em mãos o comprovante do ‘VacinaJá Educação’ para que se dirijam até um dos três pontos de vacinação da nossa cidade”, orientou Elaine.

Os profissionais devem fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br/educacao, com número do CPF, nome completo e e-mail. É enviado um link no e-mail informado, o qual será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. Na sequência, o profissional confirma seus dados pessoais, escola em que trabalha, entre outras informações, e anexa os holerites dos dois últimos meses. Esses dados irão para a Secretaria Escolar Digital [SED], onde o diretor e o secretário escolar deverão validar as informações. Assim que validar, o profissional vai receber o comprovante ‘VacinaJá Educação’ no e-mail. Caso prefira, o profissional também poderá acessar novamente o site www.vacinaja.educacao.sp.gov.br digitar seu CPF e as letras que aparecem abaixo e baixar seu comprovante.

Vacinação contra a Fome

A Prefeitura de Ibaté – através das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Saúde e de Educação, Lazer e Turismo – abraçou a campanha estadual ‘Vacina Contra a Fome’, de arrecadação de alimentos durante o período de vacinação contra a Covid-19. 

A responsável pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município, Adriana Martinelli, conta que a campanha tem o objetivo de beneficiar famílias carentes e com déficit nutricional, durante o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. “Nosso setor já tem realizado um acompanhamento de todas as famílias que estão em situação de vulnerabilidade social na nossa cidade. Infelizmente, o número de pessoas atendidas tem aumentado bastante. Com essa campanha do estado, teremos um reforço na distribuição desses alimentos”, explicou.

Ela ressalta que as doações poderão ser realizadas nos três pontos de vacinação contra a Covid-19 – UBS’s Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular. “Cada pessoa que for tomar a vacina – inclusive os profissionais da Educação – pode colaborar doando um quilo de alimento não perecível. A doação não é obrigatória”, lembra. 

Toda a arrecadação será revertida para famílias do próprio município. A distribuição será realizada pela própria Secretaria Municipal de Assistência Social, que já faz a triagem de todas as famílias da cidade.