REGIÃO | Saúde alerta idosos para importância da segunda dose contra a Covid-19

Segunda dose está sendo aplicada em idosos com 72 anos ou mais; imunização só é completa com as duas doses da vacina

 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta os idosos do município que já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 para que não percam a data da segunda dose do imunizante. Nesta semana, além da aplicação da primeira dose dos idosos com 67 anos ou mais, os pontos de vacinação do município estão aplicando a segunda dose em idosos com 72 anos ou mais.

Na avaliação de Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, a adesão da segunda dose tem sido boa, considerando o quantitativo de doses já aplicadas.

Até esta quarta-feira (14), de 24.404 idosos que receberam a primeira dose da Coronavac, em fevereiro e março, 452 idosos estão sendo considerados faltosos na segunda dose, ou seja, 1,8% ainda não foram aos locais de vacinação para completar a imunização.

O Instituto Butantan recomenda que a segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada em um período entre 14 e 28 dias após a primeira. Já quem recebeu a dose da vacina AstraZeneca/Oxford (que será produzida no Brasil pela Fiocruz) pode esperar um pouco mais: o período recomendado é três meses. Em Araraquara, a segunda dose da Astrazeneca começará a ser aplicada em 3 de maio.

“É fundamental que os idosos ou seus familiares prestem atenção na data marcada no cartão de vacinação para o retorno e aplicação da segunda dose. As equipes também orientam, no ato da imunização. Com uma aplicação só, a pessoa ainda não está protegida de forma adequada. A imunização só é completa com as duas doses da vacina. E é importante saber que, mesmo atrasada, a segunda aplicação deve ser feita assim que possível. Esses idosos faltosos devem procurar os pontos de vacinação imediatamente”, reforça ela.

Araraquara já aplicou 52.938 doses de vacina contra a Covid-19, sendo 36.976 da primeira dose e 15.962 da segunda dose.

A vacinação contra Covid-19 em Araraquara segue de segunda a sexta-feira, na unidade de saúde do Sesa e nas unidades básicas de saúde do Jardim Iedda, da Vila Xavier e estacionamento da UPA do Valle Verde, das 8 às 15 horas. Outras opções são o drive-thru do Sesc, das 8 às 16 horas, e drive-thru do CEAR, antigos pavilhões da Facira, das 9 às 15 horas. No Cear, estão sendo aplicadas as vacinas nos profissionais da educação do município.

Nos dois pontos de drive-thru, quem for se vacinar e quiser colaborar com a Rede de Solidariedade, pode doar um quilo de alimento não perecível ou itens de higiene e limpeza.

Para agilizar o processo de triagem, a orientação é que todos façam o cadastro prévio no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. O link do Vacina Já é o https://vacinaja.sp.gov.br/

O cronograma municipal de vacinação é definido pela Comissão de Organização da Vacinação contra a Covid-19, de acordo com os planos de imunização do governo estadual e do Ministério da Saúde e com base, principalmente, nas entregas de doses feitas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS – Araraquara). É divulgado nas mídias oficiais da Prefeitura.