POLÍTICA | Bira conhece programas sociais para pessoas com autismo e deficiência em Leme

Sempre atento e buscando alternativas para colaborar com as pessoas com deficiência e autismo, o vereador Ubirajara Teixeira – Bira (PSD), representando a Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência, da qual é secretário e tem os vereadores Bruno Zancheta (PL) como presidente e Robertinho Mori (PSL) membro, foi até a cidade de Leme (SP) conhecer os programas sociais oferecidos a essas pessoas naquele município.

Bira foi recebido pela secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Leme, Josiane Cristina Francisco Pietro, que apresentou todas as ações realizadas para melhorar a vida das pessoas com deficiência.

O primeiro lugar visitado foi o Centro de Referência da Pessoa com Autismo, que oferece atendimento integrado e multidisciplinar, com profissionais de psicologia, terapia ocupacional, integração sensorial, fonoaudiologia, psiquiatria infantil, serviço social e enfermagem. O Centro tem como objetivo facilitar o diagnóstico e oferecer atendimento especializado para bebês, crianças, adolescentes e adultos, ofertando apoio e acolhimento para toda a família.

Em seguida, Bira conheceu o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. “Sempre é bom estar atento a serviços que outras cidades oferecem aos munícipes, principalmente quando se trata de pessoas com deficiência e autismo, então quando me apresentaram os projetos desenvolvidos em Leme e fui convidado a conhecer, aceitei na hora e agora pude ver de perto como funcionam dois dispositivos muito importantes para essas pessoas que tanto precisam de uma atenção especial. O Centro da Pessoa com Autismo é muito importante, contando até mesmo com atendimento de médico psiquiatra e auxilia as famílias. O Centro da Pessoa com Deficiência dá todo o suporte a essas pessoas, oferecendo diversas oficinas e realizando atividades diárias”, observou o vereador.

Aproveitando a ida até Leme, Bira também conheceu o Centro de Referência da Mulher, o Centro de Convivência do Idoso, a Casa Dia do Idoso e o Centro Pop Rua. “Gostaria de agradecer a secretária Josiane que nos recebeu tão bem e com muita paciência e conhecimento dos serviços e pôde nos apresentar e explicar melhor cada um deles”, disse.

O parlamentar agora levará até o conhecimento dos integrantes da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência as ações para que juntos discutam e possam implantar algumas ideias em São Carlos. “Vou apresentar ao Bruno e ao Robertinho o que conheci, principalmente nos Centros da Pessoa com Autismo e com Deficiência e propor políticas públicas visando melhorar a vida das famílias que têm alguma pessoa com autismo ou deficiência”, finalizou o vereador Bira.