IBATÉ | Secretaria da Saúde informa que segunda fase da H1N1 tem início na terça-feira

A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe H1N1 (Influenza) termina no dia 10 de maio e a próxima etapa está prevista para iniciar na terça-feira, 11 de maio.

Até a próxima segunda-feira, 10, crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos; gestantes; puérperas; povos indígenas e trabalhadores da saúde receberão a imunização contra a H1N1. “Essas pessoas que ainda não se vacinaram contra a Influenza, devem procurar uma das Unidades de Saúde da Família, o mais rápido possível”, orienta a secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza.

A próxima etapa prevê a vacinação de pessoas com 60 anos ou mais e dos professores das redes pública e privada. “É fundamental que o público contemplado no Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19, priorize essa vacinação e os que já tomaram devem respeitar um intervalo mínimo de 15 dias para se vacinar contra a H1N1 (vírus Influenza)”, ressalta a secretária da Saúde.

Elaine conta que a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades de Saúde da Família Jardim América/Esfér, Jardim Cruzado I, Jardim Icaraí e Jardim Mariana. “O imunizante protege contra as complicações provocadas pela H1N1. Quem se protege, diminui os riscos de sintomas respiratórios graves e a necessidade de atendimento na rede hospitalar”, afirma.

Ela ressaltou que pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também devem adiar a vacinação contra o vírus influenza. “Só poderão tomar a vacina se já estiverem completamente recuperadas ou se já passaram, no mínimo, quatro semanas do início dos sintomas ou confirmação do diagnóstico. A precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas”, destaca.

A partir do dia 09 de junho, serão imunizadas, contra a H1N1, pessoas com comorbidades e deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

As vacinas contra a gripe são disponibilizadas pelo Instituto Butantan, com produção integral e sem a necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1)pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).