ECONOMIA | São Carlos segue na fase de transição do Plano São Paulo

A partir deste sábado (08/05) o atendimento presencial poderá ser realizado das 6h às 21h. A medida é válida para todo o comércio e setor de serviços, incluindo restaurantes e supermercados

 

São Carlos permanece na fase de transição do Plano São Paulo até o próximo dia 23 de maio. A prorrogação dessa fase foi anunciada nesta sexta-feira (07/05) pelo Governo do Estado de São Paulo que também permitiu a extensão de mais uma hora no expediente de atendimento presencial, passando a partir deste sábado (08/05), das 6h às 21h. Para evitar aglomerações, a capacidade máxima de ocupação nos estabelecimentos liberados prossegue limitada, mas com ligeiro acréscimo de 25% para 30%.

O horário estendido das 6h às 21h vale a partir deste sábado (08/05) para estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings. O mesmo expediente poderá ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus.

Em São Carlos os supermercados, por força de decreto municipal, poderiam funcionar somente até às 20h, porém agora com essas alterações no Plano SP, também poderão permanecer aberto até às 21h.

A nova fase de transição também mantém liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social. A pista de caminhada da FESC 1, na Vila Nery, ficará aberta da 6h às 18h, com controle de acesso (máximo de 100 pessoas) e aferição de temperatura na entrada. O kartódromo e demais espaços públicos para realização de atividades físicas também devem ser utilizados no horário das 6h às 18h. O Parque Ecológico permanece fechado para visitação.

O toque de recolher continua em todo o estado, mas agora das 21h às 5h, assim como a recomendação de teletrabalho para atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horários para entrada e saída de trabalhadores do comércio, serviços e indústrias.

“Não podemos descuidar dos protocolos sanitários, para avançar precisamos ter responsabilidade. Pedimos a colaboração de toda a população no sentido de não promover aglomeração, utilizar sempre a máscara, manter o distanciamento e utilizar o álcool em gel. Se cada um fizer a sua parte, mais rápido vamos sair dessa situação”, ressaltou o prefeito Airton Garcia.

O horário das repartições públicas com máximo de 50% dos servidores das 7h30 às 12h30, e 50% das 13h às 18h também está mantido até 24 de maio.

Em São Carlos as denúncias devem ser realizadas no telefone 153 da Guarda Municipal.