IBATÉ | Gestantes e puérperas sem comorbidades começam ser vacinadas nesta quinta (10)

Seguindo o Plano Estadual de Imunização contra a Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté informa que nesta quinta-feira, 10 de junho, inicia a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) sem comorbidades, com 18 anos ou mais.

Elaine Breanza Sartorelli, secretária municipal da Saúde, lembra que as grávidas, em qualquer período gestacional, deverão apresentar relatório ou laudo médico com indicação de aptidão do profissional, para tomar a vacina. Já as puérperas poderão apresentar certidão de nascimento da criança.

A secretária lembra que a vacinação continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Icaraí, Jardim Cruzado e Popular, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

Atualmente, apenas gestantes que possuem comorbidades estão sendo vacinadas em todo o estado de São Paulo. A vacinação chegou a ser suspensa após a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar que o imunizante da AstraZeneca/Fiocruz não seja aplicada neste público, mas foi retomada posteriormente com doses de CoronaVac e Pfizer.

‘Vacinação Contra a Fome’

A Prefeitura de Ibaté também continua com a campanha estadual de arrecadação de alimentos chamada de ‘Vacina Contra a Fome’, que tem o objetivo de beneficiar famílias carentes e com déficit nutricional, durante o enfrentamento da pandemia do Coronavírus. 

Durante todo o período de vacinação contra a Covid-19, as pessoas que quiserem doar um quilo de alimento não perecível, no momento da vacinação.