PANDEMIA | Araraquara registrou 03 mortes e 193 casos positivos nesta sexta

Araraquara registrou nesta sexta-feira mais 193 casos positivos de Coronavírus, o equivalente a 18,73% de 1.030 amostras analisadas nos serviços públicos e privados de saúde e nos setores econômicos e sociais do município, ou seja, sintomáticos e também assintomáticos testados na busca ativa. Considerando apenas os sintomáticos que procuraram os serviços de saúde, esse percentual sobe para 24,19% de 781 amostras, sendo, destas, 189 positivados.

Araraquara soma 23.282 casos confirmados de Covid-19.

Em cumprimento ao decreto municipal em vigor, o Comitê de Contingência do Coronavírus, mais uma vez, estabelece sinal de alerta para toda a cidade, considerando hoje a taxa de positividade dos testes em geral (sintomáticos e assintomáticos), que foi superior a 15%, e a taxa de positividade dos testes realizados em indivíduos sintomáticos, superior a 20%.

De acordo com o decreto municipal, para que os segmentos econômicos de Araraquara continuem abertos para atendimento presencial, a taxa de positividade para Covid-19 nos testes não pode ultrapassar de 30% dos pacientes ou de 20% nos testes em geral (contando sintomáticos e assintomáticos) por três dias consecutivos ou por cinco dias alternados dentro de um prazo de sete dias de intervalo. Caso esses índices sejam ultrapassados, a abertura das atividades econômicas será suspensa para o controle da pandemia pelo prazo de, no mínimo, sete dias.

O Comitê permanece atento ao avanço da Covid-19, acompanhando os números da pandemia, e volta a chamar a atenção para a importância do cumprimento das medidas sanitárias que podem conter a transmissão do vírus na cidade.

A conscientização de todos é fundamental e a proximidade do fim de semana preocupa demais, porque inúmeras irregularidades vêm sendo registradas e coibidas pela força-tarefa da Prefeitura que circula pelas ruas cobrando o cumprimento do decreto municipal.

Muitas pessoas têm desafiado o vírus e colocando a vida em risco em festas clandestinas e reuniões realizadas em áreas de lazer, bares, além de aglomerações em praças, postos de combustíveis e outros pontos da cidade. Por isso, é sempre importante ressaltar que, por mais que os serviços se organizem, essa batalha tem que ser de todos.

A população em geral deve evitar aglomerações, respeitar a restrição noturna de circulação e, principalmente, usar máscaras corretamente, cobrindo boca e nariz. Não é hora de relaxar e é obrigação de todos zelar pela vida.

Nesta sexta-feira, do total de confirmados, 1.147 permanecem em quarentena e 21.670 já saíram. Aguardam resultado de exames 746 amostras.

Em relação às testagens realizadas nos setores econômicos e sociais do município, foram aplicados no dia 10 de junho, 249 testes, em 6 estabelecimentos, sendo 4 positivados em diferentes estabelecimentos dos setores de serviços.

Hoje, 205 pacientes estão internados. Destes, 108 estão em enfermaria – 2 suspeitos e 106 confirmados. E 97 confirmados estão na UTI.

Com relação às internações nos serviços hospitalares que disponibilizam leitos para Covid-19 (públicos e privados), a cidade conta hoje com uma taxa de ocupação de 67% de leitos de enfermaria e 86% de UTI.

Hoje, a Santa Casa de Araraquara tem 17 pacientes internados com Covid-19, o Hospital São Paulo tem 38 pacientes, o Hospital São Francisco tem 36 pacientes, o Hospital de Campanha tem 58 pacientes, o HEAB (Hospital Estadual de Américo Brasiliense) tem 44 pacientes e a Unidade de Retaguarda do Melhado tem 12 pacientes.

Do total de 205 internados, 111 são moradores de Araraquara e 94 são de outros municípios e foram transferidos para hospitais da cidade, sendo que 43 estão em enfermaria e 51 estão em UTI.

Os 94 pacientes de outros municípios residem em Américo Brasiliense (12), Angélica – Mato Grosso do Sul (1), Barra Bonita (3), Barretos (1), Batatais (1), Boa Esperança do Sul (2), Borborema (4), Capivari (1), Costa Rica – Mato Grosso do Sul (1) Descalvado (2), Dourado (2), Franca (1), Gavião Peixoto (8), Guaraci (1), Ibaté (4), Ibitinga (2), Itápolis (6), Leme (2), Limeira (1), Matão (1), Morro Agudo (1), Motuca (1), Piracicaba (3), Ribeirão Bonito (1), Rincão (5), Rio Claro (1), Santa Cruz das Palmeiras (1), Santa Lúcia (2), Santa Rita do Passa Quatro (1), São Carlos (14), São José do Rio Preto (1), Tabatinga (3), Tambaú (1), Taquaritinga (2) e Vargem Grande do Sul (1).

Araraquara registrou, até o momento, 465 óbitos decorrentes de Covid-19.

Os 3 óbitos registrados nas últimas 24 horas são:

Mulher de 67 anos, com comorbidade, internada em hospital da rede pública desde o dia 3 de junho.

Mulher de 54 anos, com comorbidade, internada em hospital da rede pública desde o dia 3 de junho.

Mulher de 43 anos, sem comorbidade, internado em hospital da rede privada desde o dia 25 de maio.

Todos os positivados, assim como seus comunicantes, estão sendo monitorados pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde. O objetivo é orientar e cobrar o cumprimento da quarentena.

Araraquara já aplicou, até o momento, 109.700 doses, sendo 71.690 da primeira dose e 38.010 da segunda dose.

Os dados sobre os bairros com casos confirmados e o perfil dos positivados podem ser consultados em link disponibilizado pela Prefeitura, em parceria com o grupo Urbie, Grupo de Inovação e Extensão em Engenharia Urbana da Ufscar. (https://arcg.is/neO5H).

As informações oficiais sobre o enfrentamento do Coronavírus no município estão no site www.araraquara.sp.gov.br e nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara.