REGIÃO | Brotas vacina mais da metade da população e segue com testagem aos profissionais do turismo

Mais de 350 trabalhadores serão testados a partir desta segunda-feira, 28

 

As iniciativas de controle da Covid-19 seguem em Brotas no esforço que une poder público, entidades de classe e empresários do setor varejista e do turismo. Na semana em que a estância turística atinge mais de 50% da população vacinada com a primeira dose, continua a procura dos profissionais do comércio e do turismo para a testagem em massa.

Na primeira fase, realizada pelo Sindicato Rural, em parceria com a Associação Comercial, secretarias de Turismo e de Saúde, foram testados mais de 600 profissionais. A partir desta segunda-feira, 28, até sexta, 2 de julho, outros 350 trabalhadores já cadastrados farão os testes. A Associação Comercial mantém o atendimento ao profissional do comércio para agendamentos pelo telefone 3653-1238.

Os profissionais recebem o resultado no mesmo dia. “A testagem em massa é um instrumento de rastreamento do vírus. Os casos identificados possibilitam uma ação rápida para evitar a transmissão. É mais segurança no ambiente de trabalho, para a população e o turista”, comenta Marcelo José Olivato, secretário de Saúde de Brotas.

Cobertura vacinal

O calendário de vacinação da Covid-19 já contempla com a primeira dose mais de 9,3 mil pessoas. Este volume corresponde a 51% da população inserida na faixa etária do calendário, que segue avançado, já no encerramento do ciclo de moradores de 43 anos.

O Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus mantém as medidas de segurança com o objetivo de preservar a saúde dos moradores e visitantes. Equipes da Vigilância Sanitária orientam estabelecimentos comerciais e a população sobre os protocolos sanitários. Além da ocupação máxima de 40% de bares, restaurantes e serviços, os estabelecimentos funcionam até as 22h. Atividades turísticas como o rafting também operam com restrições e protocolos sanitários. Espaços públicos são sanitizados.

Ainda dentro das medidas de combate à pandemia, o atendimento do CEC – Centro de Enfrentamento ao Coronavírus foi direcionado para o Clube da Terceira Idade, na Rua São Carlos, número 30. A nova instalação oferece condições de acolhimento ao paciente.

“A organização de Brotas logo nos primeiros dias de pandemia traz um cenário de controle da Covid-19 no município. As políticas de enfrentamento têm adesão dos empresários, da população e do visitante. E o setor do turismo mantém, dentro das restrições, uma demanda aquecida que reflete na manutenção dos empregos e da economia local”, finaliza Fabio.