ARARAQUARA | Força-tarefa supera 10,7 mil abordagens em blitze e barreiras sanitárias durante ‘lockdown’

Essas ações resultaram em 100 autos de infração por descumprimento da legislação em vigência, na semana passada

 

A força-tarefa da Prefeitura Municipal, responsável pelo cumprimento do decreto municipal em vigência na semana passada, contabilizou, de 20 a 27 de junho, 10.720 abordagens nas blitze, barreiras sanitárias montadas nos principais acessos da cidade e também no Terminal Rodoviário. Essas ações resultaram em 100 autos de infração por descumprimento do decreto.

Na semana passada vigoraram as medidas mais restritivas de circulação voltadas à contenção da disseminação da COVID-19, o chamado lockdown, em cumprimento à legislação.

Somente durante este período, foram realizadas 4.861 abordagens a motoristas que circulavam pela cidade em vias estratégicas de acesso ao centro da cidade e aos bairros. As autoridades cobraram justificativa para a circulação; a legislação só permitiu a circulação em situações de emergência, para atuação em serviços considerados essenciais no decreto em vigência, para utilizar algum serviço de saúde ou outros que estivessem funcionando.

Foram registrados 87 autos de infração nestas blitze, sendo que a pessoa autuada foi orientada a apresentar justificativa da circulação, dentro do prazo de 10 dias, na sede da Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública. Se não o fizer, o auto de infração será transformado em multa.

Em relação às barreiras sanitárias foram 5.385 abordagens nos principais acessos da cidade, além de 483 abordagens a passageiros que desembarcaram no terminal rodoviária. Essas abordagens resultaram na aplicação de 766 testes para Covid-19, sendo, destes 26 positivados. Nas barreiras sanitárias, foram registrados 13 autos de infração por descumprimento ao decreto.

Para a entrada em Araraquara, a legislação exige apresentação de teste negativo de Covid-19 feito em até 48 horas antes de passar pela fiscalização ou comprovante de vacinação para a doença, observados no mínimo 15 dias da aplicação da 2ª dose. Quem não apresenta comprovante de vacinação ou teste, mas alega motivo essencial para estar na cidade, passa por teste rápido e é diagnosticado na hora. 

De acordo com o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, que coordena as ações de fiscalização desde o início da pandemia, as blitze e as barreiras sanitárias vão continuar.

“As blitze continuarão no período da noite, para fiscalização do cumprimento do toque de recolher das 20 às 5 da manhã, estipulado nesse decreto municipal que começou a vigorar nesta segunda. Já as barreiras continuarão sendo realizadas nos mesmo moldes que vêm sendo feitas desde o fim de março. O resultado é muito positivo, porque os positivados nas barreiras são pessoas assintomáticas, que não sabiam que estavam doentes e transmitindo o vírus enquanto circulariam pela cidade. É uma arma importante no enfrentamento da doença”, destaca o secretário municipal, acrescentando que, nos casos de exames positivos, as pessoas recebem todas as informações do profissional de Saúde que está na barreira sanitária e são encaminhadas à UPA da Vila Xavier, o polo de triagem para casos suspeitos da Covid-19, onde ela realiza um novo exame e passa por atendimento.