IBATÉ | Saúde amplia vacinação contra H1N1 para toda população a partir de segunda-feira

A Secretaria Municipal da Saúde de Ibaté inicia na segunda-feira (12), a vacinação contra gripe H1N1 em toda a população. A campanha foi ampliada para possibilitar que mais pessoas se protejam contra o vírus Influenza no Estado.

A secretária municipal da Saúde, Elaine Sartorelli Breanza, explica que as pessoas que estiverem dentro do público para vacinação contra a Covid-19, devem respeitar um intervalo de 15 dias para imunização. 

É fundamental que o público contemplado no Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19, priorize essa vacinação, e os que já se imunizaram contra o coronavírus, respeitem um intervalo mínimo de 15 dias para se vacinar contra a H1N1.

“Se houver interesse em intercalar o cronograma, é possível receber a primeira dose contra o coronavírus, aguardar 14 dias para receber a da gripe, e depois esperar no mínimo mais 15 dias para receber a segunda dose contra COVID-19”, explicou. 

A vacinação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades de Saúde da Família Jardim América/Esfér, Jardim Cruzado I, Jardim Icaraí e Jardim Mariana. 

Elaine ressalta que pessoas com suspeita de Covid-19 ou sintomas de outras infecções também devem adiar a vacinação contra o vírus influenza. “Só poderão tomar a vacina se já estiverem completamente recuperadas ou se já passaram, no mínimo, quatro semanas do início dos sintomas ou confirmação do diagnóstico”, contou. “Essa precaução serve para minimizar o risco de disseminar a doença e para evitar confusão de sintomas”, completa.

Para receber a vacina é necessário levar carteira de vacinação, documento com foto, certidão de nascimento ou o cartão SUS.

As vacinas contra a gripe H1N1 são disponibilizadas pelo Instituto Butantan, com produção integral e sem a necessidade de importação de matéria-prima. O imunizante deste ano é constituído por três cepas de Influenza: A/Victoria/2570/2018 (H1N1) pdm09; A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).