SÃO CARLOS | Parceria entre Centro POP, Instituto “Se Mudando” e a Operadora Fluke abre vagas de trabalho para pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Centro POP (Centro Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua) em parceria com o Instituto “Se Mudando” e a operadora de telefonia móvel Fluke, está possibilitando que 10 pessoas em situação de rua passem pela experiência no mercado de trabalho por 45 dias.

De acordo com o Instituto Se Mudando, após o alinhamento com a Fluke, o Centro POP realizou um mapeamento de quais pessoas em situação de rua gostariam de participar da experiência. Os interessados foram divididos em dois turnos, manhã e tarde. O local de trabalho é o escritório da Fluke e o acompanhamento está sendo realizado pelo Centro POP.

Foi realizado um alinhamento sobre a rotina de trabalho, pagamento (R$ 40,00 por 4 horas e café da manhã) e regras do local. Os assistidos assinaram um termo de imagem, tiveram o treinamento sobre o processo de embalagem dos chips de produzidos pela Fluke e sobre os protocolos de prevenção da COVID-19. Todos as pessoas em situação de rua já foram vacinadas contra o coronavírus com o imunizante de dose única.

“A presente parceria com Instituto Se Mudando e a Fluke, faz parte do esforço de estabelecer diretrizes e rumos que possibilitem a integração e inclusão das pessoas em situação de rua ao mundo do trabalho”, afirma Ana Dellapina, supervisora do Centro POP.

O Instituto “Se Mudando” que tem como missão quebrar barreiras e participar da mudança na vida de pessoas com trajetória de rua ao fomentar sua reinserção na sociedade, também está acompanhando os assistidos em todos os turnos, para acompanhá-los e dar todo o suporte necessário.

Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques, essa parceria é muito importante, principalmente neste momento difícil em virtude da pandemia e da perda de renda. “É uma experiência concreta no mercado de trabalho para essas pessoas que estão em situação de rua e que buscam reorganizar suas vidas. Quem quiser participar desse modelo de ação, oferecendo essa oportunidade para essas pessoas, basta procurar o Centro POP que orientamos e apoiamos para que o projeto seja implementado”, garante a secretária.

O Centro Municipal de Atendimento à População em Situação de Rua (Centro POP) está localizado na rua São Joaquim, nº 818. O telefone para contato é o (16) 3307-4795.