FRENTE FRIA | Araraquara prepara ação articulada para atender pessoas em situação de rua

Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social e de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública vão atuar na abordagem e na oferta de acolhimento

Com o alerta de chegada de nova frente fria em Araraquara, que pode trazer sensação térmica negativa e baixas temperaturas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública, por meio do Programa Novos Caminhos – A rua e outras possibilidades, estão organizadas para uma ação articulada junto à população em situação de rua.

Equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil realizarão abordagens, com o objetivo de oferecer acolhimento junto à Casa de Acolhida (antiga Casa Transitória). Às pessoas que não aceitarem o acolhimento, serão fornecidos cobertores.

Independentemente da estação do ano, esta rede de apoio é mantida pela Assistência e Desenvolvimento Social, com o objetivo de promover o acesso às políticas públicas que visam o resgate da dignidade das pessoas que se encontram em situação de rua. Composta de profissionais da assistência e equipe médica, o grupo trabalha diariamente oferecendo acolhimento na Casa de Acolhida e também nas instituições parceiras, que são a São Pio e o Sacrário de Amor.

“Araraquara possui esses três serviços de acolhimento. E na Casa de Acolhida está sendo preparado um salão para ampliar o número de vagas. Temos esse espaço amplo que inclusive passou recentemente por reforma na sua estrutura, justamente para usarmos nestas situações de necessidade de aumento do atendimento”, explica a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, que participa da organização das ações que serão desenvolvidas nos próximos dias.

Ela destaca que esta ação articulada de acolhimento poderá ser acionada por qualquer cidadão que encontrar uma pessoa em situação de rua e quiser ajudar. Basta ligar para a Casa de Acolhida, no telefone 3336-7510, ou ainda para a Guarda Civil Municipal/Defesa Civil, no 153.

“O telefone da Guarda Civil, que é o 153, também estará disponível para o serviço. Nós entendemos que esta articulação entre os órgãos responsáveis pela área de Proteção e Defesa Civil e pela política pública de assistência social do município se faz necessária neste momento em que se prevê uma onda intensa de frio. A proteção social dessa população em situação de vulnerabilidade extrema é o objetivo central dessa ação conjunta”, enfatiza o Coronel João Alberto Nogueira Júnior, secretário municipal de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

E as pessoas que puderem devem continuar colaborando com a campanha do agasalho 2021: “Inverno Solidário 2021 – Você está coberto de razões para fazer uma boa ação”.  Podem ser doados todos os tipos de agasalhos e cobertores, desde que estejam em bom estado de conservação, lavados e higienizados, além de colocados em embalagens de plástico, para evitar a transmissão do coronavírus.

Existem diversos pontos de coleta pela cidade onde os produtos são entregues e a lista completa pode ser conferida no site da Prefeitura (http://www.araraquara.sp.gov.br/campanha-do-agasalho-2021)