SÃO CARLOS | UPA do Sta Felícia retoma atendimento da demanda espontânea

Casos de COVID-19 serão referenciados para o Centro de Triagem

 

A Secretaria de Saúde de São Carlos informa que a partir desta quarta-feira (28/07), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santa Felícia retoma o atendimento porta aberta, ou seja, a demanda espontânea e não somente usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita ou confirmados para a COVID-19.

Desde 6 abril, em virtude do aumento de casos positivos de COVID-19 e da falta de leitos em São Carlos e em todas as cidades que compõem a DRS III de Araraquara, no total de 24 municípios, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou a UPA Santa Felícia somente para atendimento de pessoas com a doença e que precisavam de leitos em hospitais públicos, com transferência via CROSS. “Como naquele momento somente o Centro de Triagem de Síndrome Gripal montado no Ginásio Milton Olaio não estava sendo suficiente para atender todas as pessoas que precisavam de procedimento imediato, separamos os leitos de estabilização da UPA Santa Felícia somente para atender casos de coronavírus, por isso referenciamos o atendimento”, explica o secretário de Saúde, Marcos Palermo.

“Como nos últimos dias a média móvel diária de casos caiu de 95 para 66% e tivemos queda no registro de óbitos de quase 50% e já ultrapassamos 195 mil doses aplicadas da vacina contra a COVID-19, sendo 149 mil em 1ª dose e 45 mil em 2ª dose e, como casos referentes a outras comorbidades, estão aumentando na rede, entendemos que é hora de voltar o atendimento de todas as emergências. Neste momento o Centro de Triagem é suficiente para atendimento de casos de COVID-19”, justifica Palermo.

Assim como as outras duas UPAS (Vila Prado e Cidade Aracy) a unidade do Santa Felícia passa atender casos de urgência e emergência clínicos. Os pacientes que procurarem a unidade com suspeita ou confirmados para COVID-19 serão referenciados para o Centro de Triagem.

A UPA Santa Felícia conta com 5 médicos plantonistas, sendo 3 na escala diurno e 2 na escala noturna.